O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×

Organização

Corpo Executivo

Carlos Alberto Goulart Presidente Executivo

Formado em engenharia eletrônica pela Universidade de Brasília, com MBA pela Duke University e extensão em Administração em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, Carlos Alberto iniciou sua carreira como engenheiro em grandes corporações como Telebrás e Siemens, onde participou da automatização da telecomunicação através da introdução da telefonia móvel e da privatização de empresas operacionais. Mais recentemente, como diretor geral da Siemens Medical Solutions no Brasil, foi um dos responsáveis pelo crescimento da marca no mercado brasileiro.

Com vasta experiência internacional principalmente na Alemanha e nos Estados Unidos, atualmente representa a ABIMED (Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde) como presidente executivo da entidade.

Aurimar Pinto Diretor Executivo de Relações Institucionais

Bacharel em Engenharia Civil e Mestre em Gestão de Negócios, Aurimar possui 39 anos de experiência corporativa com foco em áreas funcionais, logística e de produção, incluindo responsabilidade regional na América Latina.

Na Johnson & Johnson, foi gerente responsável por Supply Chain e Produção por mais de 21 anos e Diretor de Assuntos Regulatórios, Sistema de Qualidade e Economia da Saúde por 7 anos. Nos últimos 6 anos de empresa atuou como Diretor de Relações Governamentais. A maior parte deste tempo foi dedicado à indústria de dispositivos médicos.

Atualmente é profissional autônomo de Coach e Aconselhamento Pessoal e Profissional pela Spinto Coaching & Conseling e Diretor Executivo de Relações Institucionais na ABIMED.

Angélica Marques Gerente de Assuntos Regulatórios

Formada em 1994 em Administração de Empresas com especialização em Negócios Internacionais, trabalhou por mais de 20 anos no Comércio Exterior, é tradutora e intérprete especializada na área médica hospitalar. Atualmente atua com Gerente de Assuntos Regulatórios na ABIMED.

Arianne Silva Assistente Administrativa

Administradora, formada pela Universidade UNINOVE. Começou sua carreira na Abimed como Estagiária Administrativa, sendo responsável pelo assessoramento e apoio aos departamentos administrativo, financeiro e executivo da associação, atualmente exerce a função de Assistente Administrativa.

Davi Uemoto Analista de Rel. Governamentais e Institucionais

Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica com especialização em Comércio Exterior pela Aduaneiras, atuou na área de Relações Governamentais na Rhodia e, como coordenador da área de conteúdo da Câmara Americana de Comércio (Amcham). Atualmente, integra a equipe de Relações Governamentais da Abimed.

Mônica Campos Gerente de Comunicação

Mônica Campos conta com quinze anos de experiência na área de Relações Públicas. Desenvolveu seu histórico profissional nos mercados de saúde, governamental, entretenimento, telecom, automotivo e aviação.

Possui ampla experiência em coordenação de equipes, na implantação de soluções criativas nas áreas de comunicação institucional, comunicação interna, gerenciamento de crises, assessoria de imprensa, gestão de marcas e planejamento de comunicação.

Graduada em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, trabalhou em grandes empresas, destacando a Burson-Marteller, Fiat, Rede Globo, Unilever e Gol Linhas Aéreas. Na área governamental trabalhou na Prefeitura de São Paulo.

Atualmente é Gerente de Comunicação da ABIMED.

Tatiana Teixeira Secretária Executiva

Bacharel em Ciências Econômicas e Formação Tecnológica em Mercado de Capitais. Experiência na área Financeira e Administrativa em empresas do Setor de Serviços Aduaneiros, Indústria Metalúrgica, Serviços e Comércio Automobilístico e Entidades de Classe como a ABEMD e Associação Pró-Hope.

Conselho de Administração

Fabrício Campolina Presidente do Conselho de Administração

Profissional com mais de 15 anos na indústria de alta tecnologia, atuando nos últimos 10 anos na Johnson & Johnson Medical Brasil. Experiência inclui Gerenciamento de Unidade de Negócio, Marketing e Vendas com atuação no Brasil, Estados Unidos e América Latina. Fez MBA em administração de negócios pela Duke University, onde se graduou entre os top 10 de sua classe.

Eleito Presidente do Conselho da ABIMED para o biênio 2014-15 e reeleito para o biênio 2016-17, liderou o processo de reposicionamento estratégico da associação e o fortalecimento de sua interlocução com toda a cadeia da saúde. Em sua gestão, a ABIMED aumentou em 80% o número de associados, ampliou o quadro executivo e inaugurou uma nova sede.

Nesse período, a entidade intensificou o foco em Ética e promoveu uma atualização do seu Código de Conduta. Ampliou também a colaboração com a Anvisa e Ministério da Saúde, a fim de promover melhoras no ambiente de negócios do setor. Por meio de campanhas como “Acelerando a Inovação no Brasil” e “Tecnologias que Transformam Vidas” tem sido um interlocutor importante na defesa do valor da tecnologia para a sustentabilidade econômica do sistema de saúde e da ampliação do acesso da população às inovações médicas.

Kurt Kaninski Vice-Presidente do Conselho de Administração

Com 33 anos dedicados à área da Saúde, Kaninski atua desde 1996 na Saint Jude Medical e, em 2012, assumiu a gerência geral da empresa. O executivo foi um dos fundadores da filial brasileira e participou ativamente do seu processo de crescimento. É Engenheiro Eletricista pela Escola de Engenharia Mauá, com pós-graduação em Marketing pela ESPM e MBA Executivo pela Brazilian Business School e pela Robins School of Business (Richmond University).

Armando Lopes Diretor do Conselho de Administração

Graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Administração, pela CEAG/FGV EAESP – Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas e possui MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral.

Trabalha há 25 anos na Siemens, tendo atuando nas áreas de Telecomunicações (no Brasil e na Alemanha) e desde 2002 está no segmento de Healthcare. Atualmente é o CEO Siemens Healthcare Diagnósticos S.A.

Daniel Mazon Diretor do Conselho de Administração

Daniel Mazon ingressou na Philips em setembro de 2011, como vice-presidente de Sistemas de Imagem, e, a partir de maio de 2014, assumiu a posição de vice-presidente sênior da Philips Healthcare para América Latina, atuando como líder de setor e mercado para a região. O executivo é engenheiro formado pela Texas A&M University, com MBA pela University of Miami School of Business e especialização em gestão de negócios pela Harvard Business School. Iniciou sua carreira nos Estados Unidos na área de vendas e marketing, passando pelas áreas de operações, qualidade, estratégia de negócios, desenvolvimento de produto e área industrial, sendo responsável pela operação da fábrica da Philips Healthcare em Lagoa Santa, BH. Com 16 anos de atuação na área da Saúde, além do Brasil, o executivo acumula experiência em países como México e Estados Unidos e, atualmente, também é diretor do Conselho Administrativo da Abimed – Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde.

Oscar Porto Diretor do Conselho de Administração

Administrador de Empresas com mais de 20 anos de experiência na área de Saúde, Oscar Porto possui experiência adquirida em empresas como DuPont, BMS, Pfizer, Novo Nordisk e Bayer. Possui experiência Internacional construída pelos 5 anos em que atuou na América Latina pela DuPont e pela Bayer e 2 anos pela Pfizer como Gerente Senior para América Latina e Asia Pacífico, residindo nos Estados Unidos.

Assumiu a Diretoria Geral da Medtronic Brasil desde 2007, levando a empresa a liderança na área de Equipamentos Médicos no Brasil. Após a aquisição da Covidien, Oscar assumiu a Diretoria Geral e Vice Presidencia da Medtronic Brasil PLC.

Pedro Stern Diretor Financeiro do Conselho de Administração

Formado em engenharia eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pedro atuou por mais de 20 anos na Siemens Medical Systems assumindo em 1984 a posição de diretor presidente do Centro Auditivo Siemens.

Nos anos 90, fundou a empresa CAS Produtos Médicos, importadora e distribuidora de aparelhos auditivos, equipamentos de audiologia e equipamentos odontológicos.

Atuou por 13 anos como Diretor Presidente da CAS, levando a marca a ocupar a primeira posição em vendas de soluções auditivas no Brasil. Em 2005 liderou a fusão da CAS com Phonak, líder global no segmento pertencente ao Grupo SONOVA.

Atualmente é Presidente do Conselho Consultivo da Sonova no Brasil e Diretor Financeiro do Conselho de Administração da ABIMED.

Ricardo Ueoka Diretor do Conselho de Administração

Com mais de 20 anos de experiência no setor da saúde, Ricardo Ueoka é o atual Gerente Geral da Abbott Vascular Brasil, Unidade de Negócios de Dispositivos Médicos Cardiovasculares da Abbott Laboratórios do Brasil Ltda., posição que assumiu em janeiro de 2010. Ricardo trabalha com dispositivos médicos desde fevereiro de 2008, quando retornou à Abbott na posição de Country Manager da Abbott Diabetes Care, Unidade de Negócios de Dispositivos Médicos para Cuidados com Diabetes.

Anteriormente, trabalhou por 1 ano na Novo Nordisk, multinacional farmacêutica dinamarquesa líder mundial em medicamentos para tratamento do diabetes, e também na Unidade de Negócios Farmacêuticos da Abbott, de abril de 1996 a fevereiro de 2007, atuando em diversas posições de crescente responsabilidade nas áreas de Marketing e Comercial.

Membro do Comitê de Governança da Abbott Laboratórios do Brasil Ltda., empresa de cuidados com a saúde com mais de 1.400 colaboradores no Brasil, e membro do Conselho da AbbottPrev, instituição de Previdência Privada Complementar.

Ricardo é formado em Comunicação Social pela UFF – Universidade Federal Fluminense e realizou diversos cursos de marketing, gestão de negócios e liderança, em instituições como PUC-Rio (Brasil), INSEAD (França) e University of Oxford (Inglaterra). Casado, 41 anos, tem 1 filha, é natural do Rio de Janeiro e mora em São Paulo há quase 15 anos.

Walban Damasceno Diretor do Conselho de Administração

Advogado com especialização em Direito Público e Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui 25 anos de experiência em indústrias de produtos médicos e farmacêuticas. Atualmente é o Diretor de Assuntos Corporativos da BD - Becton Dickinson & Co., com responsabilidade por Relações Governamentais, Relações Públicas, Responsabilidade Social e Licitações.

Anteriormente foi Gerente de Relações de Governamentais na Bristol Myers Squibb, Nycomed Pharma e Gerente de Acesso ao Mercado na Alcon Laboratórios.

William Krinickas Diretor do Conselho de Administração

Com mais de 25 anos de experiência no setor da saúde, William Krinickas é o atual Vice-Presidente/Gerente Geral para a Boston Scientific Brasil, tendo assumido esta posição em janeiro de 2016.

William ingressou na Boston Scientific na Colômbia em abril de 2004, sendo seu último cargo Diretor da Boston Scientific Região Andina, incluindo a operação direta na Colômbia, bem como os distribuidores para Venezuela, Equador e Peru.

Representa Boston Scientific em associações da indústria de produtos médicos, sendo membro do Conselho de Administração da CEA (Consejo de Empresas Americanas), bem como ANDI (Medical Devices Industry Association). Trabalhou 08 anos no Abbott Laboratórios – Colômbia, onde gerenciou as vendas dos produtos hospitalares e nutrição clínica. Nas empresas Pharmacia Corporation, Colômbia e Monsanto International Division – Searle – Colômbia, o seu trabalho no desenvolvimento de pessoas, desenvolvimento de mercado e parcerias com empresas de saúde, trouxe crescimento para o negócio destas companhias. William é Bacharel em Economia e Administração pela Universidad Javeriana, Bogotá, Colômbia e realizou vários cursos de marketing, vendas e liderança, incluindo o “Boston Scientific’s Elite Leadership Top Gun Program”.

Mora atualmente em São Paulo e tem como objetivo preparar a Boston Scientific do Brasil para os desafios do mercado de saúde brasileiro, apoiar a inovação e garantir que são feitos todos os esforços para o desenvolvimento sustentável do setor de produtos médicos no Brasil, promovendo o acesso e cuidados aos pacientes.

Comissão de Ética

Adriana Fussuma Comissão de Ética

Advogada, CCEP-I, graduada na Universidade Presbisteriana Mackenzie, com especialização em Business Law pela Fundação Getúlio Vargas. Possui mais de dez anos de sólida experiência no setor de Health Care, com foco em Compliance e Assuntos Legais para medical devices, divisão farmacêutica e produtos de consumo.

Atualmente é Compliance Director Brasil para a Abbott Laboratórios, tendo anteriormente atuado na Johnson & Johnson por 11 anos, na qual ocupou a posição de Health Care Compliance Officer e advogada na área de Legal & Regulatory Affairs.

Possui expertise na implementação e oversight de programas de compliance, análise e gestão de risco, auditorias e investigações, gestão de terceiros intermediários (due diligence, monitoramento e auditoria), leis e regulamentos anti-corrupção e legislação sanitária, estratégia regulatória, auto-regulação, processos de compliance em M&A, gestão de crise.

Ao longo de sua carreira, participou de missões instituídas pela Interfarma, Abimip, Advamed, Abraidi, Abihpec, em discussões referentes ao setor de saúde. Também é conferencista em eventos locais e internacionais sobre compliance.

André Figueiredo Comissão de Ética

Engenheiro mecânico formado na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), com pós-graduação em Administração de Empresas pelo Instituto de Especialização em Ciências Administrativas e Tecnológicas (IECAT) e MBA pela FGV / Siemens. Começou sua carreira na Siemens há 26 anos, atuando na área de Gestão da Qualidade e Gestão Ambiental e nos últimos 7 anos como Consultor de Compliance, sendo responsável pela implementação do Sistema de Compliance e de temas relacionados a: Antitruste, Gestão de Riscos, Fusões e Aquisições, monitoramento do Sistema de Compliance e reporte para a Alta Direção.

Desde outubro de 2015, é responsável pela área de Compliance da Siemens Healthcare Diagnósticos S.A. na América Latina.

Luís Felipe Kietzmann Comissão de Ética

Luís Felipe Kietzmann é advogado, graduado na Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialista em Direito Empresarial, MBA em Gestão Empresarial pela BSP – Business School São Paulo e mestrando stricto sensu em Direito dos Negócios e Desenvolvimento pela GV Law – Fundação Getúlio Vargas. É autor de diversos artigos e estudos científicos, publicados em renomados veículos.

Iniciou carreira em escritórios de advocacia atendendo diversos setores, sobretudo empresas de produtos médicos e diagnósticos. Foi conciliador pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, trabalhou em indústria de agronegócio com portfólio diversificado (açúcar, álcool e energia) e teve relevante atuação junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Comissionado pelo Governo do Estado de São Paulo para liderar projetos na sociedade de capital misto de saneamento básico, participou da criação da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo.

Em 2012, ingressou na Novartis Biociências S.A. como responsável pela área Compliance e pelo Departamento Jurídico da Alcon do Brasil, divisão de oftalmologia, respondendo pelas suas três unidades de negócios (medicamentos, de venda sob prescrição e isentos de prescrição; equipamentos e insumos cirúrgicos em geral; e lentes de contato e soluções). Em 2015, passou a atuar como Diretor Regional de Compliance da Alcon, responsável pela América Latina e Caribe.

João Ximenez Comissão de Ética

Formado em engenharia mecânica pela Universidade de Taubaté, com MBA pela Business Schooll São Paulo, em Gestão Empresarial, João Ximenez iniciou sua carreira no setor bancário, passando pela indústria de equipamentos para construção civil. Em 1990, ingressou na J&J, iniciando por Supply Chain. Migrou para vendas, onde ao longo de 11 anos ocupou distintas posições, incluindo atendimento a Key Accounts e Distribuidores, assim como, Treinamento a Vendas. Ainda em vendas, participou de programa internacional de desenvolvimento, residindo fora do país durante 1 ano. Ao longo de 6 anos, dedicou-se a Operações e Efetividade de Equipe de Vendas, onde liderou reestruturação das áreas funcionais e implementação de processos e sistemas para vendas. Mais recentemente assumiu a posição de Health Care Compliance Officer, para J&J Medical Devices Brasil.

Roberto Alexandre Heckmann Comissão de Ética

Atua a 14 anos em multinacionais na área da saúde. Trabalhou em empresas como Abbott, St. Jude, Amgen e atualmente é Diretor de Compliance para América Latina e Ásia Pacífico na Orthofix.

Atuou na área Jurídica e de Compliance, foi integrante da comissão de Compliance da INTERFARMA e atualmente faz parte da comissão de Compliance da ABIMED e ABRAIDI.

Formado em Direito pela PUC-SP, pós graduado em Direito nas Relações de Consumo pela PUC-COGEAE e possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV.