Eventos

Promovendo Iniciativas de Facilitação do Comércio

2015-08-13 00:00:00 das às

Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) - Av. Paulista, 1.313


   Adicionar na agenda 13/08/2015 13/08/2015 America/Sao_Paulo Promovendo Iniciativas de Facilitação do Comércio Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) - Av. Paulista, 1.313 Organizer Organizer e-mail false MM/DD/YYYY

ão Paulo (SP) sediará no próximo dia 13 de agosto o evento ""Promovendo Iniciativas de Facilitação do Comércio"" organizado pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), com a participação do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Técnicos do MDIC divulgarão ferramentas de facilitação de comércio, como a segunda versão do Sistema de Consultas sobre Tarifas, Regras de Origem e Serviços dos Acordos Comerciais Brasileiros (Capta), além de tirar dúvidas sobre as funcionalidades do Portal Único de Comércio Exterior. O seminário é gratuito e será realizado na Federação das Indústrias do Estado do São Paulo (Fiesp), a partir das 8h40.

O seminário é voltado para empresários e executivos que atuam no comércio exterior, despachantes aduaneiros, operadores logísticos, agentes de carga, auditores fiscais e analistas de associações setoriais. As atividades estão divididas em quatro painéis: ""Apresentação e funcionamento do Capta""; apresentação do estudo da FGV sobre ""O Impacto da Facilitação de Comércio sobre a Economia Brasileira e a Indústria de transformação""; ""MDIC: o Portal Único e o que muda no comércio exterior""; e ""Receita Federal do Brasil: O Programa Brasileiro de Operador Econômico Autorizado (OEA)"".

O Capta, desenvolvido pelo MDIC e lançado em junho deste ano, reúne acordos comerciais dos quais o Brasil faz parte, para facilitar o acesso às informações sobre benefícios tarifários recebidos e concedidos, serviços, regras de origem e tarifas efetivamente aplicadas no comércio exterior. A nova versão da ferramenta, disponibilizada também em inglês e espanhol, está organizada em quatro módulos: Preferências Tarifárias; Regras de Origem; Tarifa Aplicada e Serviços. 

Já o Portal Único de Comércio Exterior, também coordenado pelo MDIC em parceria com a RFB, permite que empresas apresentem as informações uma única vez aos órgãos federais, o que reduz a burocracia e os custos de exportadores e importadores. A ferramenta, que agregará os 22 órgãos anuentes do comércio exterior, está em implantação. Após a conclusão dos trabalhos em 2017, a previsão é diminuir os prazos médios de 13 para oito dias para as importações e de 17 para dez dias para as exportações. O portal também amplia a transparência, ao permitir que as empresas acompanhem, pela internet, o andamento detalhado de suas operações. Fortaleza, Rio de Janeiro, Salvador e Manaus também sediarão, nos próximos meses, o evento ""Promovendo Iniciativas de Facilitação do Comércio"". 

Serviço:

Evento ""Promovendo Iniciativas de Facilitação do Comércio""
Local: Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) - Av. Paulista, 1.313
Horário: das 8h40 às 16h30.
As Inscrições gratuitas podem ser feitas aqui.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
imprensa@mdic.gov.br 

Redes Sociais:
www.twitter.com/mdicgov 
www.facebook.com/mdic.gov 
www.youtube.com/user/MdicGovBr


Desenvolvido por MakeIT Informática