Eventos

67ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

2015-07-12 00:00:00 das às

Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)


   Adicionar na agenda 12/07/2015 12/07/2015 America/Sao_Paulo 67ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) Organizer Organizer e-mail false MM/DD/YYYY
  1. Acontecerá entre os dias 12 e 18 de julho, na cidade de São Carlos (SP), a 67ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A reunião é uma vitrine para a produção cientifica nacional e apresenta aos visitantes os últimos avanços da ciência e da tecnologia brasileira

    O evento deste ano será na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e o tema é: ""Luz, Ciência e Ação"", em alusão ao Ano Internacional da Luz celebrado em diversos países. Ao todo serão, 211 atividades: 64 conferências, 62 mesas-redondas, 52 minicursos, 13 sessões especiais, 11 simpósios, 5 assembléias e 4 encontros.

    A participação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq/MCTI) para esta edição inclui a exposição de fotografias premiadas, experimentos científicos do Instituto Nacional de Óptica e Fotônica (INCT/INOF) e a apresentação dos vencedores do Prêmio Jovem Cientista no estande da Expotec.

    Além disso, acontecerá a entrega do 35ª edição do Premio José Reis durante a abertura do evento. A vencedora deste ano é a Fiocruz. Também haverá uma palestra com a vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da instituição, Nísia Trindade Lima.

    Na segunda-feira, 13, o presidente do CNPq, Hernan Chaimovich, participa da Conferencia ""Ciência e Pesquisa para a soberania, a democracia e o bem-estar da população"" com o Ministro Aldo Rabelo, no teatro Florestan Fernandes da UFSCar às 10h30m. No mesmo dia compõe a mesa de abertura da EXPOTEC - SBPC, da cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de matemática e da sessão especial em homenagem aos 30 anos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.   

    Terça-feira, 14, Chaimovich, participará da mesa-redonda ""Política de incentivo à inovação tecnológica nas instituições de Ciência e Tecnologia"" junto com os presidentes da Capes, Carlos Afonso Nobre, da Finep, Luis Manoel Rebelo Fernandes, e da Fapesp, Celso Lafer. Ainda no dia 14, está presente na sessão especial in memoriam a Leopoldo de Meis e faz a premiação do 12º Prêmio Destaque da Iniciação Científica e Tecnológica e do 4º Prêmio de Fotografia Ciência e Arte durante o Encontro dos Coordenadores dos INCTS. 

    Haverá, ainda, no dia 15, a apresentação dos trabalhos e conversa com os agraciados dos prêmios concedidos pelo CNPq, com a mediação do Professor Ildeu de Castro Moreira.

    Veja mais sobre a participação do CNPq aqui

    A 67ª SBPC

    Entre os diversos temas que serão debatidos durante o encontro, vale ressaltar ""A teoria da relatividade geral: 100 anos depois""; ""Instalações nucleares, risco e desenvolvimento no cenário atual do Brasil""; ""A contribuição do trabalho dos físicos médicos na medicina ¿ Presente e Futuro""; a ""Energia para um futuro sustentável""; ""Educação superior, pesquisa básica e política industrial""; ""Internet como direito fundamental"" e; ""Políticas públicas para educação em ciências"", entre outros.

    Nos minicursos, debates sobre a ""Geologia do Petróleo"", ""Propriedade intelectual e transferência de tecnologia"", ""Astronomia na escola"", ""A física dos relâmpagos e o ensino médio"", ""Metrologia: teoria e prática"", ""A luz e o ensino de ciências e matemática"", ""A importância dos recursos hídricos em época de crise"", entre outros, esquentarão o clima do evento.

    O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Aldo Rebelo, fará a conferência de abertura da programação científica às 10h30, do dia 13 de julho, no teatro Florestan Fernandes, da UFSCar.

    Um pouco de historia

    A SBPC é uma entidade civil, sem fins lucrativos ou posição político-partidária. É voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. A entidade contabiliza mais de 600 mil cientistas, professores e estudantes associados.

    A programação completa da SBPC pode ser conferida em www.sbpc.ufscar.br, bem como no site oficial da Reunião Anual (http://www.sbpcnet.org.br/saocarlos).


Desenvolvido por MakeIT Informática