Notícias

ABIMED bate-papo com alunos do PROAHSA  ABIMED

ABIMED bate-papo com alunos do PROAHSA

Carlos Goulart, Presidente Executivo da ABIMED, apresentou e debateu com aprimorandos, residentes e corpo técnico do PROAHSA (Programa de Estudos Avançados em Administração Hospitalar e Sistema de Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP), as características setor de dispositivos médicos.

Goulart destacou a importância da tecnologia médica para o bem-estar do paciente ao ampliar o acesso aos tratamentos menos invasivos e para proporcionar mais eficiência e produtividade, contribuindo para a necessária sustentabilidade do setor.

Goulart citou as especificidades da área de produtos para saúde como, a rapidez do ciclo de inovação, o processo de registro junto à Anvisa e demais órgãos reguladores, além de um panorama sobre a saúde no Brasil. Foi apresentado o cenário promissor do mercado de dispositivos médicos no Brasil e no mundo, com advento de tecnologias disruptivas a ainda considerando o aumento da demanda por qualidade de vida e o rápido envelhecimento da população.

Os alunos se mostraram bem participativos com perguntas e debates.

Segundo Goulart, a interação entre PROAHSA e ABIMED contribuiu na formação dos pós-graduandos ao ampliar o conhecimento e leque de atuação dentro do setor.

Estiveram presentes alunos de diversas disciplinas: biomédicos, enfermeiros, fisioterapeutas e residentes.

A ABIMED já realizou uma parceria com o PROAHSA em 2017 recebendo duas alunas para uma imersão no setor de dispositivos médicos, com visita ao Centro de Treinamento de empresa associada, participação em reuniões estratégicas, em projetos da Associação, além de contatos com executivos da área.

Sobre o PROAHSA

O Aprimoramento Profissional em Administração em Saúde compõe-se por estágios de natureza administrativa em diferentes áreas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e de outros componentes do Sistema FMUSP-HC. O programa se desenvolve no modelo de aprendizado em serviço, durante 24 meses, em período integral e dedicação exclusiva.

Os conhecimentos administrativos teóricos são ministrados, sem ônus, no Curso de Especialização em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde (CEAHS) da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV).

Este programa tem formado profissionais que são absorvidos por diversos setores de Gestão e Administração em Saúde, públicos, privados ou do terceiro setor, quais sejam:

• Prestadores de Serviços (hospitais, centros diagnósticos, serviços de atenção domiciliar, hospitais-dia);
• Operadoras de Planos e Seguros de Saúde; 
• Secretarias de Saúde;
• Ministério da Saúde;
• Agências Reguladoras (ANVISA, ANS);
• Organismos Internacionais da Saúde (OPAS, OMS);
• Indústria de Produtos para a Saúde (medicamentos, órteses, próteses e produtos de consumo);
• Consultorias;
• Docência;
• Empreendedorismo.

Para se candidatar ao Programa de Aprimoramento em Administração em Saúde os profissionais devem ser graduados em curso superior em instituição reconhecida pelo MEC, exceto medicina, inscritos em seus respectivos conselhos profissionais até o início do curso.
Os aprimorandos recebem a bolsa do Programa de Aprimoramento Profissional (PAP) assim como todos os aprimorandos do HCFMUSP.
Para concorrer a uma das vagas oferecidas, é necessário inscrever-se no processo seletivo para o Programa de Aprimoramento Profissional do HCFMUSP, realizando inscrição para a área de Administração em Saúde. Esse processo realiza-se em duas fases (prova objetiva e prova específica), e é divulgado no Diário Oficial do Estado e nos sites:

http://www.eep.hc.fm.usp.br 
http://www.vunesp.com.br/

 Saiba mais em:

http://www.hc.fm.usp.br/index.php?option=com_content&view=article&id=457:programa-de-aprimoramento-profissional-em-administracao-em-saude&catid=20&Itemid=229


Desenvolvido por MakeIT Informática