Notícias

ABIMED PARABENIZA O SUS PELOS 32 ANOS ABIMED

ABIMED PARABENIZA O SUS PELOS 32 ANOS

Considerado um dos mais inclusivos sistemas de saúde do mundo, o SUS completa neste mês o seu 32º aniversário enquanto enfrenta um dos maiores desafios desde sua criação: o atendimento às vítimas da pandemia de COVID-19 de norte a sul do país. 

 

Criado na 267ª sessão da Assembléia Nacional Constituinte de 1988, o Sistema Único de Saúde foi construído sobre os princípios constitucionais da universalidade, integralidade, equidade, descentralização e participação social, tornando o Brasil o único país com uma população superior a 200 milhões de habitantes a considerar a saúde pública como direito de todos e dever do Estado.

 

Com um modelo de atendimento público premiado internacionalmente, o SUS garante atendimento universal à população através de atendimento médico e distribuição de vacinas e medicamentos, com equipes que incluem assistentes sociais, médicos, enfermeiros, socorristas, executivos e técnicos das mais variadas áreas. O atendimento inclui não só os postos de saúde e os hospitais públicos, mas também hemocentros, hospitais universitários federais e estaduais, vigilância sanitária e institutos de pesquisa científica.

 

O Sistema Único de Saúde merece todo o nosso respeito e admiração. Seu projeto dedicado a implantar o acesso público e universal à saúde no Brasil é um exemplo de dedicação institucional à manutenção do direito à saúde. A ABIMED parabeniza o SUS por mais um ano de vida e agradece o trabalho de todos os profissionais que se dedicam à saúde pública no país.


Fernando Silveira Filho

Presidente Executivo 


ABIMED, representando o setor da indústria da alta tecnologia de produtos para a saúde, com ética, transparência e tecnologia.

 


Desenvolvido por MakeIT Informática