Notícias

Nota técnica sobre os impactos da transformação digital na área da saúde será lançada em painel da ABIMED

Evento online apresentará o lançamento da publicação "Painel ABIMED: Os Impactos da Transformação Digital na Área da Saúde”, coletânea de artigos que evidencia a cadeia de valor do segmento com temas relacionados à transformação digital. Fórum Econômico Mundial participará do debate, que terá tradução simultânea.

Como parte das comemorações de seus 25 anos, a Associação Brasileira da Indústria da Alta Tecnologia em Produtos para Saúde lançará no dia 15 de julho, a partir das 16h, uma nota técnica em formato de coletânea de artigos que visa disseminar o conceito da transformação digital na área da saúde. Tanto a nota técnica quanto o seu evento de lançamento buscam disseminar o conceito do que é transformação digital e avaliar o seu impacto em cada um dos elos da cadeia do setor, influenciando e contribuindo para a tomada de decisão para viabilizar a adoção de tecnologias que favoreçam a indústria 4.0.

O encontro é destinado a associados e não associados, executivos profissionais de saúde, membros do governo, entidades de saúde, profissionais de TI e imprensa em geral. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://webinar.center/join/BEK6742

Para a redação da nota técnica foram estipuladas oito frentes, sempre dentro do espectro da saúde: Prestadores e Fontes Pagadoras, Pacientes, Recursos Humanos, Marcos Regulatórios e Legais, Políticas Públicas, Modelos de Remuneração, Ecossistemas de Inovação, e COVID-19. Neste sentido, os articulistas foram cuidadosamente selecionados: há autores do Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital das Clínicas de São Paulo, Hospital de Amor de Barretos, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital das Clínicas de Porto Alegre, EMI, Siemens Healthineers, Johnson&Johnson, Central Nacional Unimed, SBIS, Anvisa, ANS, Senado, Câmara Legislativa Federal, e Fórum Econômico Mundial (WEF).

E será justamente o artigo do WEF o foco do debate no lançamento da nota técnica. Elaborado a partir de um estudo do Fórum Econômico Mundial, o artigo “Construindo a confiança em Tecnologias para a Saúde Mental” aborda pontos fundamentais a serem considerados antes do desenvolvimento de inovações tecnológicas, como aplicativos para celulares, que visem ao cuidado psiquiátrico e psicológico, especialmente em tempos de pandemia.

Genya Dana, Head de Healthcare do WEF, será a palestrante, debatendo posteriormente com Adriano Caldas, VP LATAM e General Manager Brasil da Guerbert e Diretor do Conselho da ABIMED, e Manuel Coelho, Head de Inovação da Siemens Helthineers e Coordenador do Comitê Tecnologia e Inovação ABIMED, responsável por conduzir o trabalho da nota técnica.

O moderador do painel será o presidente executivo da ABIMED, Fernando Silveira Filho. “Nossa ideia é mostrar como a transformação digital impacta em cada esfera da saúde, bem como ratificar a posição de que ela já é uma realidade. Para isso convidamos atores nacionais e internacionais que se envolveram com o nosso projeto e gentilmente contribuíram com artigos que comprovam a importância dessas discussões e debates. A ABIMED, como uma das maiores associações do país no setor de saúde e tecnologia, está cumprindo seu papel de contribuir para o fortalecimento do tema. Dar como degustação um debate em torno do artigo do Fórum Econômico Mundial é mais um presente nosso em celebração aos nossos 25 Anos”, afirma.

Acompanhe a programação:

- 16h05: Visão sobre a Transformação Digital na Indústria | Adriano Caldas (VP LATAM e General Manager Brasil Guerbet e Diretor do Conselho ABIMED)


- 16h15: O Comitê de Tecnologia e Inovação da ABIMED e o trabalho da Nota Técnica “Os Impactos da Transformação Digital na Saúde” | Manuel Coelho (Coordenador do Comitê Tecnologia e Inovação ABIMED e Head de Inovação na Siemens Healthineers)


- 16h25: Introdução à Nota Técnica e ao artigo do World Economic Forum | Fernando S. Filho (ABIMED)


- 16h30: Apresentação sobre o artigo: “Construindo a confiança em Tecnologias para a Saúde Mental | Genya Dana (Head of Healthcare – World Economic Forum)


- 16h45: Debate, perguntas e respostas



Desenvolvido por MakeIT Informática