Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao prosseguir você concorda com nossa política de privacidade.

Abbott traz ao Brasil novas tecnologias para o tratamento da catarata

Publicado em 20/07/2015 • Notícias

A Abbott, empresa global de cuidados para a saúde, apresenta novas soluções no mercado de cuidados para visão para o tratamento dos pacientes que sofrem com os efeitos da catarata e da presbiopia. Com o crescimento da expectativa de vida da população brasileira, aumentam as chances do desenvolvimento de problemas de saúde, principalmente o comprometimento da visão. Por isso, os novos lançamentos da companhia vêm para contribuir com o rejuvenescimento no campo da visão.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é a maior causa de cegueira reversível no mundo¹. Estimativas mostram que 285 milhões de pessoas estão visualmente prejudicadas2, sendo que 90% vivem em países em desenvolvimento, como o Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, o número de cirurgias no país pode chegar a mais de 700 mil por ano3. 

A catarata consiste na opacidade total ou parcial do cristalino, a lente natural do globo ocular, o que leva à diminuição progressiva da visão, e até mesmo à cegueira. Já a presbiopia ocorre quando os olhos perdem a capacidade de focar objetos muito próximos.

Com aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), uma das novidades lançada pela Abbott é a lente intraocular conhecida como TECNIS® Symfony, desenvolvida para ampliar o campo da visão. Indicada para correção visual de pacientes adultos que tenham sofrido a remoção do cristalino com catarata e desejam recuperar a visão, a nova lente é a única no mercado que possibilita um intervalo contínuo de visão para longe, perto e média distância (visão intermediária).

“A TECNIS® Symfony tem um design exclusivo que possibilita que as pessoas vejam extremamente bem e com uma variedade de distâncias, o que permite que o paciente recupere a visão, proporcionando um rejuvenescimento visual e melhor qualidade de vida aos pacientes que querem ficar independente dos óculos”, explica Eduardo Takeshi, Country Manager do negócio de Cuidados para Visão da Abbott.

VISÃO A LASER

A cirurgia de catarata é uma das mais realizadas em todo o mundo e tem evoluído constantemente no que diz respeito à técnica, equipamentos, e materiais ou lentes utilizadas. Dados do Ministério da Saúde mostram que no ano de 2013 foram realizados cerca de 2.2 milhões de procedimentos cirúrgicos eletivos, sendo mais de 500 mil cirurgias de catarata e 180 mil cirurgias nas especialidades de oftalmologia4. 

Acompanhando essa crescente demanda, a Abbott trouxe para o Brasil o primeiro equipamento desenvolvido especificamente para a cirurgia assistida de catarata a laser. Conhecido como Sistema a Laser de Precisão CATALYS, ele é indicado para pacientes que precisam ser submetidos à cirurgia de catarata para a remoção da lente natural.

A maioria dos procedimentos de catarata são feitos manualmente pelo cirurgião ao realizar as incisões no olho. CATALYS® permite que os médicos substituam com precisão algumas das etapas manuais, tecnicamente exigidas durante a cirurgia de catarata, sendo guiadas por imagem e utilizando a tecnologia de laser de femtosegundo.

O Sistema CATALYS é composto pelo sistema operacional Cataract Operating System 3 (cOS3) e a interface LIQUID OPTICS Interface 12, ambos aprovados pela Anvisa.

O equipamento produz vídeo e imagens em alta resolução durante o procedimento, mostrando uma visão panorâmica do olho, em tempo real. “Isso favorece o trabalho do médico, assegura mais eficiência ao profissional e mais agilidade à cirurgia”, diz Takeshi. O software do equipamento tem uma navegabilidade simples, com orientação em etapas sobre a conduta do procedimento. A tecnologia também amplia o universo de pessoas que podem passar pela cirurgia a laser. 

Atualmente, as cirurgias de catarata convencionais utilizam a facoemulsificação, em que é realizada uma incisão na córnea para fragmentar o cristalino doente com uma cânula e, em seguida aspirá-lo. Assim, a lente é inserida através da incisão feita na córnea. Com o sistema da Abbott, o cristalino é fragmentado pela ação precisa e suave do laser, dispensando a incisão e a movimentação da cânula durante o processo de fragmentação. A aspiração dos fragmentos é feita através de uma incisão mínima na córnea, pela qual também será inserida a lente.

A Abbott trabalha para trazer as melhores tecnologias e soluções de saúde para a população brasileira. “Estamos em busca de produtos que possam contribuir e facilitar o trabalho dos médicos, além de garantir ao paciente o rejuvenescimento total da visão, como a que possuía aos 20 anos, resinserindo-o em seu meio social e contribuindo para que ele viva melhor e de maneira mais saudável”, conclui o executivo.

Sobre a Abbott
A Abbott é uma empresa global de cuidados para saúde, dedicada à melhoria da qualidade de vida por meio do desenvolvimento de produtos e tecnologias que ampliam os limites do cuidado com a saúde. Com um portfólio de produtos fundamentados na ciência, incluindo as áreas diagnósticos, dispositivos médicos, nutricionais e farmacêuticos estabelecidos, a Abbott está a serviço das pessoas em mais de 150 países, com aproximadamente 73.000 colaboradores. 

Presente no Brasil há 78 anos, a Abbott trabalha para proporcionar às pessoas um melhor acesso a soluções médicas e de saúde inovadoras, contribuindo para o desenvolvimento dos cuidados para a saúde em todo o país. No Brasil, a empresa emprega aproximadamente 1.400 colaboradores em áreas como produção, pesquisa e desenvolvimento, logística, vendas e marketing. As principais unidades da Abbott no país ficam em São Paulo e Rio de Janeiro, cidade onde está o parque fabril da empresa. Acesse www.abbottbrasil.com.br e fique em contato conosco pelo Facebook/Abbott Brasil.

Fonte: Portal Segs

Mais notícias e eventos