Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Abimed assume a presidência da Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde

Publicado em 28/06/2018 • Notícias • Português

A Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde ( ABIIS) acaba de eleger o novo Conselho (2018-2020), que será presidido por Walban Damasceno de Souza, diretor do conselho de administração da Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde ( Abimed). Trata-se de uma rede de esforços colaborativos que também congrega a Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde (Abraidi) e a Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL).

A nova estrutura marca a reintegração da Abimed à aliança, aportando um valor significativo nas discussões sobre os avanços da saúde no país. Segundo o novo presidente, essa mudança representa uma reformulação da ABIIS, trazendo a potência das empresas de tecnologia, com o objetivo de englobar e favorecer os interesses de todas as associadas e, assim, evitar rupturas que são prejudiciais para o setor. “O novo Conselho vai atuar como uma força-tarefa contínua e propor pautas positivas para contribuir com o aperfeiçoamento do sistema e melhoraria da cadeia da saúde como um todo, viabilizando políticas públicas que envolvem produtos hospitalares, de diagnóstico e a distribuição destes materiais”, afirma Souza.

Neste contexto, as prioridades estratégicas da ABIIS para os próximos dois anos são produzir dados econômicos do setor; buscar implementação de boas práticas regulatórias; atuar para aprimorar o processo de incorporação de tecnologias (ATS); criar e apoiar iniciativas de união de toda a cadeia produtiva da saúde na busca de soluções para os problemas que afligem o setor.

Walban Damasceno de Souza — O advogado, com especialização em Direito Público Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), possui mais de 25 anos de experiência em indústrias de produtos médicos e farmacêuticos. Atualmente é diretor de Assuntos Corporativos da Becton Dickinson – BD, responsável pela área de Relações Governamentais e Políticas Públicas. Anteriormente, ocupou cargos na Bristol Myers Squibb, Takeda Pharma e Alcon Laboratórios. Ativo militante na defesa setorial da saúde, ele também é diretor do Conselho da Abimed, CBDL e vice-presidente da ABIMO.

Perfil — A Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (ABIIS) nasceu em 2011, da união das entidades Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde (Abimed), Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde (Abraidi) e Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial – CBDL; interessadas em produzir e difundir conhecimento e propostas ligados ao ambiente social, econômico e normativo próprio para o florescimento da inovação em Saúde no Brasil. Com o apoio da Advanced Medical Technology Association – AdvaMed, a ABIIS é formuladora de propostas para aprimoramento de políticas públicas em saúde de uma maneira ampla e sustentável para o Estado e a sociedade.

A ABIIS trabalha com foco em 5 pilares: Incorporação Racional de Tecnologias, Ambiente de Negócios Ético, Redução dos Custos da Saúde no Brasil, Aprimoramento Institucional dos Reguladores e Regulação Inteligente.

Conselho Eleito – 2018/2020 | Presidente – Walban Souza (Abimed) | Primeiro Vice – Bruno Bezerra (Abraidi) | Segundo Vice – Carlos Eduardo Gouvêa (CBDL) | Diretor-Secretário – Fábio Arcuri (CBDL) | Diretor-Tesoureiro – Sérgio Rocha (ABRAIDI) | Diretor – Sérgio Madeira (Abraidi) | Diretor – Carlos Goulart (Abimed) | Diretor – Liliana Perez (CBDL) | Diretor – Adriano Caldas (Abimed).

Perfil — A Abimed congrega 230 empresas de tecnologia avançada na área de equipamentos, produtos e suprimentos médico-hospitalares. Criada em 1996, é sócia-fundadora do Instituto Coalizão Saúde, membro do Conselho Consultivo do Instituto Ética Saúde e foi a primeira entidade da área da Saúde a criar e implementar um Código de Conduta para as empresas. A associação também coopera com a Anvisa e com órgãos públicos da Saúde, fomentando a implementação de políticas e regulamentações que proporcionem à população acesso rápido a novas tecnologias e a inovações, em um ambiente ético de negócios.

Fonte: Panorama Farmacêutico

Mais notícias e eventos