ABIMED terá programação especial e intensa na Hospitalar 2024
Publicado em 20/05/2024 • Notícias • Português
A Associação Brasileira da Indústria de Tecnologia para Saúde (ABIMED) estará presente na Hospitalar 2024 – o mais importante evento da América Latina para o setor de saúde, que será de 21 a 24 de maio, no São Paulo Expo, na capital paulista –, desempenhando seu papel de referência como associação representativa do setor de equipamentos e dispositivos médicos. Com uma programação intensa e especial, a entidade vai realizar três eventos: Diálogos ABIMED, Jornada Regulatória ABIMED e Saber ABIMED, em três espaços diferentes na Feira: Arena Distribuidores e Indústria, no Pavilhão 7/8; Mezanino (Saber ABIMED) e stand, na rua H-32 – Pavilhão 1 e 2 .
Mezanino – Jornada Regulatória ABIMED e Saber ABIMED
No Mezanino, uma sala com auditório para 400 pessoas, irão ocorrer dois eventos: o Saber ABIMED – palestras e debates voltados ao segmento, com temas estratégicos que impactam a realidade dos negócios do setor e das associadas; e a Jornada Regulatória ABIMED – encontro tradicional da Hospitalar, que vai levar informações sobre assuntos atuais e relevantes do setor de dispositivos médicos, com os principais players e stakeholders dos reguladores da área da indústria: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Agência Nacional e Saúde Suplementar (ANS), Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A abertura da Jornada Regulatória ABIMED, às 13h45, no primeiro dia da Feira (21/5), vai contar com a presença de lideranças das agências e órgãos reguladores do setor de dispositivos médicos, entre eles Daniel Pereira, diretor da Terceira Diretoria da Anvisa; Márcio André Oliveira Brito, presidente do Inmetro; e Angélica Carvalho, diretora-adjunta da Diretoria de Desenvolvimento Setorial (Dides) da ANS, que estarão sob a moderação do presidente-executivo da ABIMED, Fernando Silveira Filho.
Na sequência, acontece a Jornada Regulatória com a Anvisa, sobre o desenvolvimento de produtos, comprovação de requisitos de segurança e desempenho, e o debate com a Anvisa e o Inmetro sobre o futuro das certificações compulsórias de dispositivos médicos no Brasil. As discussões sobre um ano de resultados da RDC 751/2022, os avanços e desafios na regularização de dispositivos médicos encerram os debates deste dia, com Priscilla Nogueira Consigliero, da Gerência de Tecnologia de Materiais de Uso em Saúde (GEMAT) da Anvisa.
As atividades do segundo dia (22/5) começam às 9h, com os debates sobre o cenário operacional de comércio exterior (importações e exportações) de dispositivos médicos e o papel dos principais atores envolvidos e respectivos desafios. Depois é a vez de abordar as mudanças e desafios para a regularização de dispositivos médicos para diagnóstico in vitro com a RDC 830/2023.
A avaliação dispositivos médicos implantáveis (DMIs) de alto risco, estudos aplicáveis, avaliação de riscos e normativos relacionados abre a programação da tarde do Saber ABIMED. E às 16h, os secretários do Estado de São Paulo de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima; de Saúde, Eleuses Paiva; e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, fazem um importante debate sobre a atração de Investimentos para o setor de Saúde no estado paulista.
“Diante do cenário que envolve o Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS), o painel tem o objetivo de trazer um retrato sobre o que o Estado de São Paulo vem fazendo para atrair investimentos, apresentando a visão das principais Secretarias estaduais relacionadas com o setor de saúde”, destaca o presidente-executivo da ABIMED.
No penúltimo dia da Hospitalar, as atividades no Mezanino começam às 9h, com a “Jornada Regulatória ABIMED e Anvisa”, com uma mesa-redonda que vai abordar as oportunidades de sinergia na convergência regulatória, o papel das associações de cada país na evolução do patamar regulatório nas Américas. Muito discutida atualmente, a inteligência artificial (IA) vai estar no centro do debate. Serão discutidos os desafios e oportunidades da regularização dos dispositivos médicos com essa tecnologia e as aplicações da IA no setor da saúde, sua regulação e o uso no Brasil abrem os trabalhos na parte da tarde, com a presença de alguns dos principais players e stakeholders da área da saúde: Giovanni Guido Cerri, presidente dos Conselhos dos Institutos de Radiologia (InRad) e de Inovação (InovaHC), do Hospital das Clínicas da FMUSP, e do Instituto Coalizão Saúde (ICOS); Walquíria Fávero, pesquisadora da FGV; Antônio Carlos Onofre de Lira, presidente da SBIS; o senador astronauta Marcos Pontes (PL-SP); a deputada federal Adriana Ventura (Novo-SP); e Eli Swarc, LATAM Sr Director, Professional Education & Medical Affairs | Edwards; sob a moderação de Fabricio Campolina, presidente da Johnson & Johnson MedTech Brasil.
Para Fernando Silveira Filho, “o debate acerca da ascensão do uso de IA, emprego da tecnologia, possíveis riscos e benefícios, implicações éticas e legais e necessidade de regulação específica no Brasil sobre o emprego desta inovação no setor de saúde são fundamentais, pois a IA tem muito a agregar à medicina”.
Neste dia, ainda, haverá espaço para discutir como gerar melhores evidências acerca de equipamentos e dispositivos médicos a partir do registro e da Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), e a “Saúde Baseada em Valor: em que avançamos, onde estamos e aonde vamos?”, concluem as atividades no Mezanino.
Arena Distribuidores e Indústria – Diálogos ABIMED
A Arena Distribuidores e Indústria, no Pavilhão 7/8 – espaço para cerca de 60 pessoas – será palco dos Diálogos ABIMED, que vão abordar temas relevantes sobre as tendências, regulamentações, inovações, práticas ESG e os desafios enfrentados pela indústria de produtos para saúde, colaborando com o avanço do setor, sempre à tarde, de 21 a 23/5.
O primeiro debate será sobre as ações do Poder Executivo Federal para impulsionar a indústria de saúde no Brasil, com foco no segmento de equipamentos e dispositivos médicos, intitulado “Neoindustrialização do Brasil: necessidades, oportunidades e desafios”, com a participação de Vitor Paiva Pimentel – Gerente do Departamento do Complexo Industrial e de Serviços de Saúde do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e Igor Manhães Nazareth, diretor de Planejamento e Relações Institucionais da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).
Em seguida, o painel “Sustentabilidade na Saúde” abordará as tendências em sustentabilidade empresarial, com destaque para participação de Patrícia Ellen, CEO Systemiq LatAm e cofundadora da Aya Earth Partners. Posteriormente, haverá um debate sobre a Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) 360°, que vai abordar a importância da participação dos diferentes atores na discussão sobre a incorporação/desincorporação de tecnologias no sistema de saúde, com Fotini Toscas, pesquisadora científica do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS), do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), Denizar Vianna Araújo, professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Murilo Contó, Health Policy na Boston Scientific, Lucas Colacino, Market Access + Public Affairs Manager at Prospectiva Public Affairs Latam | Health, e Alessandro Gonçalves Campolina, coordenador do Laboratório de ATS do ICESP/FMUSP.
O segundo dia traz a “Jornada Regulatória ABIMED e Anvisa”, a partir das 15h50, explorando o monitoramento de mercado e a tecnovigilância, e o debate com a Anatel, que vai tratar sobre a revisão do Regulamento de Avaliação da Conformidade de Produtos de Telecomunicações aplicados aos dispositivos médicos com conectividade sem fio.
O terceiro dia começa com um tema muito relevante para o setor: a avaliação dos impactos da aprovação da PEC 45 e o futuro do setor de saúde face à nova estrutura fiscal do Brasil, com a Reforma Tributária, com Nelson Machado, diretor do Centro de Cidadania Fiscal (CCIF), Felipe Novaes, sócio do Arbach e Farath Advogados, e Heleno Taveira Torres, professor titular de Direito Financeiro da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Também será discutido o Pacto Global da ONU, focando em diversidade, inclusão e igualdade de gênero, com Verônica Vassalo e Juliana Salu, respectivamente, gerente de Diversidade e Inclusão e coordenadora de Adesão e Hub, ambas do Pacto Global da ONU – Rede Brasil.
As atividades do terceiro dia têm início, às 14h, com um tema muito relevante ao setor: a avaliação dos impactos da aprovação da PEC45 e o futuro do setor de saúde face à nova estrutura fiscal do Brasil, com a Reforma Tributária, com Nelson Machado, diretor do Centro de Cidadania Fiscal (CCIF), Felipe Novaes, sócio do Arbach e Farath Advogados, e Heleno Taveira Torres, professor titular de Direito Financeiro da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Também será discutido o Pacto Global da ONU, focando em diversidade, inclusão e igualdade de gênero, por Verônica Vassalo e por Juliana Salu, respectivamente, gerente de Diversidade e Inclusão e coordenadora de Adesão e Hub do Pacto Global da ONU – Rede Brasil.
Ainda serão discutidos os novos parâmetros de governança e compliance no setor de saúde impulsionados pela inteligência artificial (IA). Os debates da “Jornada Regulatória ABIMED e Anvisa”, que vão apresentar o novo fluxo para anuências da agência reguladora nos processos de importação de dispositivos médicos, encerram os Diálogos ABIMED.
Stand ABIMED e Minuto ESG
O terceiro espaço da entidade na Hospitalar será o Stand ABIMED, localizado rua H-32 – Pavilhão 1 e 2 do São Paulo Expo. O local será ponto de encontro e de exposição para as associadas ABIMED, com a realização de palestras com temas específicos. Lá também irá ocorrer o Minuto ESG ABIMED, que, em parceria com o escritório de advocacia SPLaw, vai abordar assuntos relevantes dentro das boas práticas ambientais, sociais e de governança para o setor de dispositivos médicos.
“Na indústria médica, as práticas ESG ressoam com uma urgência ainda maior, uma vez que as empresas do setor não apenas almejam o sucesso financeiro, mas também zelam pela saúde global das pessoas e do planeta. Além disso, essas iniciativas não só mitigam o impacto ambiental, bem como edificam a reputação das empresas, atraindo investidores comprometidos com a causa da sustentabilidade”, ressalta o presidente-executivo da ABIMED.
Os eventos do Stand ABIMED serão abertos ao público, mas é preciso inscrição prévia, que deve ser feita no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfXBknZrz71CQUlJhu3_g_LgcR5q_3tN2MdW5xOolNqIF5JQw/viewform.
As atividades no espaço começam às 14h do dia 21/5, com a palestra “Conectividade – Integrando o Suporte à vida”, em que Davidson Corrêa da Silva, gerente de Projetos da B.Braun, vai tratar do avanço tecnológico que permite a integração de equipamentos eletromédicos. Em seguida, Glauber Assunção, sócio da IN3 Inteligência, abordará a inteligência artificial (IA) na saúde.
O primeiro Minuto ESG ABIMED vai abordar as guias e orientações práticas de proteção de dados no setor de produtos médico-hospitalar. Os impactos, insights e tendências para a indústria inovadora da saúde e o panorama da cirurgia robótica: aplicações na oncologia e benefícios clínicos encerram o primeiro dia no stand.
Os encontros têm continuidade no dia seguinte, a partir das 14h30, com a palestra sobre construção de um futuro mais eficiente com economia e práticas sustentáveis, e “A Jornada do ESG no Setor de Saúde: Segurança Jurídica e Práticas de Sucesso”.
No dia 23/5, a sessão Minuto ESG ABIMED vai liderar as atividades. Primeiramente, será abordada a nova dinâmica de cobertura de planos de saúde acerca de dispositivos médicos, a partir das modificações legislativas e regulatórias mais recentes, por Silvio Guidi, sócio do SPLaw. Ele também discutirá o “Marketing de dispositivos médicos e a nova resolução sobre publicidade do CFM (n.º 2336/2023)”. Outro tema abordado no evento será o “Diálogo competitivo e acesso ao mercado público sob a Nova Lei de Licitações”, com Guillermo Glassman, sócio do SPLaw. Encerrando as atividades vai ser apresentado o Case de ESG – Promedon, por Priscila Kutney, coordenadora de Garantia da Qualidade da Promedon.
“Estamos entusiasmados em trazer uma programação tão diversificada e relevante para a Hospitalar, com a ABIMED desempenhando seu papel de referência como associação representativa do setor de dispositivos médicos da feira. É uma oportunidade única para os profissionais do setor se atualizarem e discutirem os caminhos futuros da saúde no Brasil”, comenta o presidente-executivo da Associação, reforçando o compromisso da ABIMED em promover debates profundos e relevantes, visando contribuir significativamente para o desenvolvimento e inovação do setor de saúde brasileiro.
A programação completa da ABIMED na Hospitalar 2024 pode ser conferida no site: https://abimed.org.br/hospitalar/.