Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Primeira fábrica de equipamentos de radioterapia da América Latina será em Jundiaí

Publicado em 18/11/2015 • Notícias • Português

A Varian Medical Systems, empresa norte-americana fabricante de equipamentos médicos, vai instalar em Jundiaí sua primeira planta na América Latina, o projeto é apoiado pela Investe São Paulo. A unidade vai produzir equipamentos de radioterapia que serão comprados pelo Ministério da Saúde para utilização em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), além de abrigar um centro de treinamento e capacitação.

O projeto foi anunciado na última quarta-feira, 30 de setembro, em reunião com o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. “O projeto da Varian está no escopo de nosso programa para trazer mais investimentos relacionados a Saúde para o Estado. Projetos desse tipo incrementam uma cadeia rica e complexa, com empregos de qualidade e o desenvolvimento de tecnologia. E é perfeitamente natural que as empresas escolham instalar-se onde estão as melhores universidades e centros de pesquisa, ou seja, o Estado de São Paulo”, explica o presidente da Investe SP, Juan Quirós.

A Investe SP tem apoiado a Varian em diversos aspectos, como orientação sobre incentivos tributários e análise ambiental dos possíveis lugares considerados para a instalação da fábrica. Para a empresa, era importante instalar sua sede em algum município na região entre Jundiaí e Campinas para que tivesse fácil acesso a aeroportos internacionais, rodovias e ao Porto de Santos. A proximidade a centros de pesquisa e de tratamento de câncer também influenciou na decisão.

A decisão de vir para o Brasil foi tomada após a Varian ter ganhado uma licitação do Ministério da Saúde em 2013. No acordo, o Governo Federal se responsabiliza a investir R$ 500 milhões na compra de 80 aceleradores lineares da empresa que serão entregues até 2018, quando a fábrica começa a funcionar.

A empresa norte-americana, por sua vez, além de produzir os equipamentos, fará a manutenção de máquinas e a transferência de tecnologia para institutos de pesquisa brasileiros. A empresa deverá ainda capacitar fornecedores para a linha de produção, já que o produto final deve ter ao menos 40% de partes, peças, acessórios e softwares feitos no Brasil. Está prevista ainda a instalação de um centro de treinamento para profissionais da saúde em toda a América Latina que lidam com os aparelhos. Até o momento, essa capacitação era feita em Las Vegas, nos Estados Unidos.
 
 
Sobre a Varian Medical Systems
 A Varian Medical Systems equipa o mundo com novas armas para lutar contra o câncer, como imagens raio-x e barreiras de proteção. Operando desde a década de 50, a empresa foi pioneira em campos como radioterapia, radiocirurgia e tecnologia de tubos de raio-x, além, de detectores de imagem digitais, digitalizadores de carga e testes não-destrutivos. Emprega hoje mais de 6,5 mil pessoas em 70 escritórios ao redor do mundo.
 

Fonte: Investe São Paulo

Mais notícias e eventos