O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×

Organização

Corpo Executivo

Carlos Alberto Goulart Presidente Executivo

Formado em engenharia eletrônica pela Universidade de Brasília, com MBA pela Duke University e extensão em Administração em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, Carlos Alberto iniciou sua carreira como engenheiro em grandes corporações como Telebrás e Siemens, onde participou da automatização da telecomunicação através da introdução da telefonia móvel e da privatização de empresas operacionais. Mais recentemente, como diretor geral da Siemens Medical Solutions no Brasil, foi um dos responsáveis pelo crescimento da marca no mercado brasileiro.

Com vasta experiência internacional principalmente na Alemanha e nos Estados Unidos, atualmente representa a ABIMED (Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde) como presidente executivo da entidade.

Angélica Marques Gerente de Assuntos Regulatórios

Formada em 1994 em Administração de Empresas com especialização em Negócios Internacionais, trabalhou por mais de 20 anos no Comércio Exterior, é tradutora e intérprete especializada na área médica hospitalar. Atualmente atua com Gerente de Assuntos Regulatórios na ABIMED.

Arianne Silva Assistente Administrativa

Administradora, formada pela Universidade UNINOVE. Começou sua carreira na Abimed como Estagiária Administrativa, sendo responsável pelo assessoramento e apoio aos departamentos administrativo, financeiro e executivo da associação, atualmente exerce a função de Assistente Administrativa.

Davi Uemoto Analista de Rel. Governamentais e Institucionais

Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica com especialização em Comércio Exterior pela Aduaneiras, atuou na área de Relações Governamentais na Rhodia e, como coordenador da área de conteúdo da Câmara Americana de Comércio (Amcham). Atualmente, integra a equipe de Relações Governamentais da Abimed.

Mônica Campos Gerente de Comunicação

Mônica Campos conta com quinze anos de experiência na área de Relações Públicas. Desenvolveu seu histórico profissional nos mercados de saúde, governamental, entretenimento, telecom, automotivo e aviação.

Possui ampla experiência em coordenação de equipes, na implantação de soluções criativas nas áreas de comunicação institucional, comunicação interna, gerenciamento de crises, assessoria de imprensa, gestão de marcas e planejamento de comunicação.

Graduada em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, trabalhou em grandes empresas, destacando a Burson-Marteller, Fiat, Rede Globo, Unilever e Gol Linhas Aéreas. Na área governamental trabalhou na Prefeitura de São Paulo.

Atualmente é Gerente de Comunicação da ABIMED.

Tatiana Teixeira Secretária Executiva

Bacharel em Ciências Econômicas e Formação Tecnológica em Mercado de Capitais. Experiência na área Financeira e Administrativa em empresas do Setor de Serviços Aduaneiros, Indústria Metalúrgica, Serviços e Comércio Automobilístico e Entidades de Classe como a ABEMD e Associação Pró-Hope.

Conselho de Administração

Renato Garcia Carvalho Presidente do Conselho de Administração

Renato Garcia Carvalho iniciou sua carreira na Philips em abril de 2011, como líder das áreas de Supply Chain e Operações para a América Latina. Antes de assumir sua posição atual, liderou a divisão de iluminação, Philips Lighting, por 2 anos. Com 15 anos de carreira profissional, possui experiência nas áreas de Vendas, Supply Chain, Operações, Gestão de Projetos e Desenvolvimento de Negócios, e acumulou posições internacionais nos EUA e na Europa. Renato é graduado em Engenharia de Produção e possui MBA pela Universidade de São Paulo, além de Master Black Belt em Six Sigma e cursos internacionais de liderança.

Pedro Stern Diretor Financeiro do Conselho de Administração

Formado em engenharia eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pedro atuou por mais de 20 anos na Siemens Medical Systems assumindo em 1984 a posição de diretor presidente do Centro Auditivo Siemens.

Nos anos 90, fundou a empresa CAS Produtos Médicos, importadora e distribuidora de aparelhos auditivos, equipamentos de audiologia e equipamentos odontológicos.

Atuou por 13 anos como Diretor Presidente da CAS, levando a marca a ocupar a primeira posição em vendas de soluções auditivas no Brasil. Em 2005 liderou a fusão da CAS com Phonak, líder global no segmento pertencente ao Grupo SONOVA.

Atualmente é Presidente do Conselho Consultivo da Sonova no Brasil e Diretor Financeiro do Conselho de Administração da ABIMED.

Adriano Caldas Diretor do Conselho de Administração

Adriano iniciou sua carreira na Johnson & Johnson há 26 anos, na área industrial em São José dos Campos, tendo assumido desde então posições de crescente responsabilidade nas áreas de Vendas & Marketing, Gestão de Projetos e Planejamento Estratégico, tanto no Brasil quanto na América Latina. Nos últimos anos, o executivo ocupou importantes posições, como líder da Johnson & Johnson Medical Devices para Colômbia e países do Norte da América Latina, seguida pela liderança regional da DePuy Synthes, negócio de órteses e próteses da empresa. Desde março de 2017, ocupa a atual posição de Presidente da Johnson & Johnson Medical Devices Brasil.

Adriano é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade do Vale do Paraíba e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas.

Armando Lopes Diretor do Conselho de Administração

Graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Administração, pela CEAG/FGV EAESP – Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas e possui MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral.

Trabalha há mais de 25 anos na Siemens, tendo atuado nas áreas de Telecomunicações (no Brasil e na Alemanha) e desde 2002 está no segmento de Healthcare.

Atualmente é o Country Head da Siemens Healthineers no Brasil.

Fabrizio Signorin Diretor do Conselho de Administração

É formado em engenharia de Gestão pelo Politécnico de Milão, Itália, com MBA pela HEC Paris com especialização em estratégia de crescimento.

Iniciou sua carreira na área de Marketing, passando pelas áreas de desenvolvimento de produto, operações, qualidade, venda e estratégia de negócios.

Possui 17 anos de experiência internacional construída na Itália, França, Alemanha e América Latina, dos quais 10 na área de saúde e 7 na área automotiva.

Assumiu a diretoria geral da Stryker na América Latina desde 2015.

Miguel Velandia Diretor do Conselho de Administração

Miguel Velandia, Vice-Presidente da Medtronic no Brasil, tem mais de 13 anos de experiência na indústria de equipamentos médicos (Healthcare – Medical Devices) na América Latina e está na empresa há dois anos.

Antes de chegar ao Brasil, Velandia foi Vice-Presidente para Porto Rico, América Central e Caribe, onde liderou uma série de iniciativas de sucesso, incluindo novos modelos de vendas, expansão geográfica para República Dominicana, como vice-presidente da região do Caribe e América Central, pela Medtronic, Miguel apresentou sólido crescimento nos últimos dois anos e atingiu metas diretas e indiretas de lucro e gerenciamento de perdas. Em apoio aos objetivos estratégicos para a América Latina, liderou uma série de iniciativas-chave na região, incluindo a otimização de canais no Panamá para permitir vendas diretas no país e expandir o espaço da Medtronic na República Dominicana, além de estreitar parcerias e relacionamento com stakeholders do governo, associações de hospitais e fontes pagadoras.

Antes de ingressar na Medtronic, Miguel trabalhou na Johnson & Johnson e ocupou vários cargos de responsabilidade e alcance, incluindo vendas, marketing, estratégia com foco em mercados emergentes, margens & aquisições e gerenciamento geral. As principais áreas de expertise do executivo são: Cardiovascular, Eletrofisiologia, Endovascular, Neurovascular, Ortopedia e Trauma. Ainda na Johnson & Johnson, com foco no mercado brasileiro, como Gerente de Marketing em Ortopedia para a América Latina, forneceu resultados sólidos com lançamentos bem-sucedidos de produtos, estratégias de segmentação e fortalecendo o relacionamento com importantes líderes de opinião. Miguel é engenheiro eletrônico, com pós-graduação em finança e MBA na Business School na Espanha / Kenan-Flagler Business School, University of North Carolina, Chapel Hill.

Miguel morou e trabalhou na Colombia, Estados Unidos, Porto Rico, Panamá e Brasil, casado com Patrícia, pai de Maria Del Mar e Elisa.

Neide Kawabata Diretora do Conselho de Administração

Neide Kawabata, Presidente da B.Braun Brasil desde 2015, possui mais de trinta anos de atuação em empresas multinacionais.

A trajetória na empresa teve início na área de Desenvolvimento de Produtos, passando pelas Diretorias Industrial, Garantia da Qualidade, Regulatory Affairs, Logística e Meio ambiente, a nível América do Sul.

Tornou-se Vice-Presidente e Diretora Executiva Industrial em 2011. Desde 2010, faz parte do seleto “Club of the Best” do Grupo B. Braun.

Sob sua gestão foram implantados importantes projetos industriais estratégicos, como a construção de uma nova fábrica de Soluções Parenterais de Grande Volume, a automação da fábrica de Dispositivos Médicos e, mais recentemente, a construção e implementação do Centro de Distribuição em Guaxindiba.

Possui vasta experiência em negociações com áreas regulatórias (ANVISA), como também coordenação das atividades relacionadas a inspeções internacionais e obtenção de certificação, FDA, ISO 9001 e ISO 13485.

Graduada em Farmácia Bioquímica pela Universidade de São Paulo (USP), com formação em administração de empresas e finanças, tem MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e diversos cursos de aperfeiçoamento profissional, além de ser formada em piano pelo Conservatório de São Paulo.

Casada e com um filho, em seu tempo livre participa de várias atividades comunitárias.

Simone Agra Diretora do Conselho de Administração

Com 30 anos dedicados à área da Saúde, Simone possui experiência adquirida em diferentes posições de gestão regional em Marketing, Vendas e de Unidades de Negócio na Becton Dickinson e na Allergan. Atua desde 2016 na Edwards Lifesciences como Gerente Geral para a América Latina, liderando seu processo de crescimento na região. É Administradora de Empresas, com Especialização em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, MBA Executivo pela Business School São Paulo e University of Toronto e Especialização em Governança Corporativa e Mercado de Capitais pela BI International e University of Columbia. É membro do conselho da Fundação Edwards, que tem como objetivo tocar, através de apoio a projetos educaciones, de diagnóstico e de tratamento a vida de 1 milhão de pessoas afetadas pela doença valvar cardíaca no mundo, até o final do ano de 2020.

Walban Damasceno de Souza Diretor do Conselho de Administração

Atualmente Diretor de Assuntos Corporativos da BD - Becton Dickinson & Co., com responsabilidade por Relações Governamentais, Relações Públicas e Responsabilidade Social, Walban Damasceno de Souza é advogado, com especialização em Direito Público e Tributário pela PUC/SP. Possui mais de 25 anos de experiência em indústrias de produtos médicos e farmacêuticos, tendo atuado em posições de vendas, marketing, relações governamentais e acesso ao mercado em empresas globais como Bristol Myers Squibb, Nycomed Pharma (atual Takeda) e Alcon Laboratórios. Retornou à BD em 2010, empresa onde havia iniciado sua carreira em 1991, assumindo a atual posição na diretoria.  Em 2012 trabalhou no escritório da BD em Washington, D.C., USA, em um assignment para desenvolvimento de ações de Public Policy. Militante na defesa ativa do setor da saúde, é também conselheiro-diretor das associações CBDL (diretor-tesoureiro), ABIMO (vice-presidente) e ABIIS.

William Krinickas Diretor do Conselho de Administração

Com mais de 25 anos de experiência no setor da saúde, William Krinickas é o atual Vice-Presidente/Gerente Geral para a Boston Scientific Brasil, tendo assumido esta posição em janeiro de 2016.

William ingressou na Boston Scientific na Colômbia em abril de 2004, sendo seu último cargo Diretor da Boston Scientific Região Andina, incluindo a operação direta na Colômbia, bem como os distribuidores para Venezuela, Equador e Peru.

Representa Boston Scientific em associações da indústria de produtos médicos, sendo membro do Conselho de Administração da CEA (Consejo de Empresas Americanas), bem como ANDI (Medical Devices Industry Association). Trabalhou 08 anos no Abbott Laboratórios – Colômbia, onde gerenciou as vendas dos produtos hospitalares e nutrição clínica. Nas empresas Pharmacia Corporation, Colômbia e Monsanto International Division – Searle – Colômbia, o seu trabalho no desenvolvimento de pessoas, desenvolvimento de mercado e parcerias com empresas de saúde, trouxe crescimento para o negócio destas companhias. William é Bacharel em Economia e Administração pela Universidad Javeriana, Bogotá, Colômbia e realizou vários cursos de marketing, vendas e liderança, incluindo o “Boston Scientific’s Elite Leadership Top Gun Program”.

Mora atualmente em São Paulo e tem como objetivo preparar a Boston Scientific do Brasil para os desafios do mercado de saúde brasileiro, apoiar a inovação e garantir que são feitos todos os esforços para o desenvolvimento sustentável do setor de produtos médicos no Brasil, promovendo o acesso e cuidados aos pacientes.

Comissão de Ética

Adriana Fussuma Comissão de Ética

Advogada, CCEP-I, graduada na Universidade Presbisteriana Mackenzie, com especialização em Business Law pela Fundação Getúlio Vargas. Possui mais de dez anos de sólida experiência no setor de Health Care, com foco em Compliance e Assuntos Legais para medical devices, divisão farmacêutica e produtos de consumo.

Atualmente é Compliance Director Brasil para a Abbott Laboratórios, tendo anteriormente atuado na Johnson & Johnson por 11 anos, na qual ocupou a posição de Health Care Compliance Officer e advogada na área de Legal & Regulatory Affairs.

Possui expertise na implementação e oversight de programas de compliance, análise e gestão de risco, auditorias e investigações, gestão de terceiros intermediários (due diligence, monitoramento e auditoria), leis e regulamentos anti-corrupção e legislação sanitária, estratégia regulatória, auto-regulação, processos de compliance em M&A, gestão de crise.

Ao longo de sua carreira, participou de missões instituídas pela Interfarma, Abimip, Advamed, Abraidi, Abihpec, em discussões referentes ao setor de saúde. Também é conferencista em eventos locais e internacionais sobre compliance.

André Figueiredo Comissão de Ética

Engenheiro mecânico formado na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), com pós-graduação em Administração de Empresas pelo Instituto de Especialização em Ciências Administrativas e Tecnológicas (IECAT) e MBA pela FGV / Siemens. Começou sua carreira na Siemens há 26 anos, atuando na área de Gestão da Qualidade e Gestão Ambiental e nos últimos 7 anos como Consultor de Compliance, sendo responsável pela implementação do Sistema de Compliance e de temas relacionados a: Antitruste, Gestão de Riscos, Fusões e Aquisições, monitoramento do Sistema de Compliance e reporte para a Alta Direção.

Desde outubro de 2015, é responsável pela área de Compliance da Siemens Healthcare Diagnósticos S.A. na América Latina.

João Ximenez Comissão de Ética

Formado em engenharia mecânica pela Universidade de Taubaté, com MBA pela Business Schooll São Paulo, em Gestão Empresarial, João Ximenez iniciou sua carreira no setor bancário, passando pela indústria de equipamentos para construção civil. Em 1990, ingressou na J&J, iniciando por Supply Chain. Migrou para vendas, onde ao longo de 11 anos ocupou distintas posições, incluindo atendimento a Key Accounts e Distribuidores, assim como, Treinamento a Vendas. Ainda em vendas, participou de programa internacional de desenvolvimento, residindo fora do país durante 1 ano. Ao longo de 6 anos, dedicou-se a Operações e Efetividade de Equipe de Vendas, onde liderou reestruturação das áreas funcionais e implementação de processos e sistemas para vendas. Mais recentemente assumiu a posição de Health Care Compliance Officer, para J&J Medical Devices Brasil.

Karin Ulmann Comissão de Ética

Formada em direito pela Universidade Ibirapuera e em Administração com ênfase em Comércio Exterior pela FASP – Faculdades Associadas de São Paulo. Entre os anos de 2000 e 2006, atuou na área de Comércio Exterior, onde coordenou as atividades de depósito especial alfandegado e, posteriormente, como advogada da área corporativa, que incluía a área de Compliance de treinamentos, due diligence.

De 2006 a 2009, foi responsável pela área corporativa atuando principalmente em direito empresarial, societário e tributário do escritório Campagnoni e Cassemunha Advogados. Trabalhou na Covidien/Medtronic de 2009 a 106, sendo a última a função de Distributor Compliance Manager na Medtronic, e atualmente Regional Compliance Office na Smith-Nephew onde é responsável pelo processo de onboarding de novos distribuidores, pela análise de Due Diligence e Risk Assessment, bem como pelos treinamentos de FCPA e nova lei Anti-Corrupção Brasileira e treinamento de Compliance, assim como responsável pelo programa de Compliance para funcionários.

Laura Sugano Comissão de Ética

Trajetória profissional de 10 anos como advogada, trabalhando para empresas multinacionais no mercado de produtos farmacêuticos, dispositivos médicos, agro e tecnologia, e para empresa brasileira de cosméticos e escritórios de advocacia. Experiência com compliance e ética e diferentes áreas jurídicas (Tributário, Contencioso, Propriedade Intelectual, Contratos, Antitruste, Sanitário, Regulações de publicidade, Direito do Consumidor, Direito do Trabalho).

Trajetória acadêmica iniciada na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo em 2002, concluindo a graduação em 2006. Posteriormente iniciando a especialização em Direito Tributrário, pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET) em 2008 e concluindo em 2009. Nova especialização iniciada em 2011 com foco em Propriedade Intelectual, pela Fundação Getúlio Vargas, concluída em 2013. Em 2014 iniciado o MBA Gestão de Negócios, Comércio e Operações Internacionaispela Fundação Instituto de Administração (FIA), conluída em 2016. Em agosto 2017 ingressei no curso de Certificação em Compliance Healthcare, pelo Colégio Brasileiro de Executivos em Saúde (CBEx), conluído em outubro 2017.