Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Stand ABIMED divulgou estudo sobre mercado de dispositivos médicos no País

Publicado em 19/06/2023 • Notícias • Português

Em seu Stand na Hospitalar 2023, a ABIMED criou um interessante ponto de encontro para suas associadas, com muitas possibilidades para o networking e a geração de negócios, inclusive no coquetel para os stakeholders, no dia 24. O espaço contou com três patrocinadoras em um modelo inédito: Biomedial, Fujifilm e Karls Stors. A iniciativa obteve grande êxito e a entidade pretende dar continuidade ao modelo nas edições futuras da Feira, abrindo oportunidade para um número maior de associadas.

O Stand ABIMED também sediou painéis estratégicos. A modelagem computacional foi o conceito bastante inovador abordado por Priscilla Lemes, especialista em Assuntos Regulatórios da Edwards Lifesciences.  Ela enfocou o futuro do cenário regulatório perante a ascensão de Estudos Clínicos In Silico (ISCT). Trata-se do uso de computadores para simular e estudar sistemas complexos usando matemática, física e ciência da computação. Utilizando o modelo computacional, os estudos clínicos In Silico envolvem pacientes virtuais, em vez de pacientes reais, e vêm demonstrando sua eficácia. “Os ensaios clínicos In Silico ajudam a levar o tratamento aos pacientes mais rapidamente, reduzindo o custo para o mercado”, apontou a especialista.

Outro destaque do Stand foi a apresentação do estudo inédito sobre o mercado de dispositivos médicos no Brasil, encomendado pela ABIMED à IN3 Inteligência. Leandro Henrique Rocha dos Santos, diretor e sócio da IN3, revelou que o mercado movimentou US$ 7,4 bi em 2022 (mas pode ser seis vezes maior, segundo projeção da consultoria) e apresenta tendência de estabilidade nos próximos anos. Ele também listou alguns desafios que o setor enfrenta no momento como a discussão em torno do rol taxativo / exemplificativo da ANS, o recém definido piso salarial da Enfermagem e o aumento progressivo das doenças crônicas. São todos fatores que pressionam fortemente o segmento. A pesquisa ainda trouxe uma projeção de 6% de crescimento nos empregos gerados nos setores representados pela ABIMED para este ano.

Também sob demanda da ABIMED, o escritório SPLaw Advogados fez uma análise da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (NLLC) – Lei 14.133/21, destacando algumas oportunidades e pontos de atenção. O advogado Benny Spiewak alertou que a nova Lei impõe limitações para utilização de distribuidores (ME e EPP) para participação em licitações; exige “carta de solidariedade” do fabricante, garantindo a disponibilidade do produto para entrega e passa a considerar valor do ciclo de vida (peças, manutenção e hardware). Por outro lado, enfatizou ele, estabelece um contrato de eficiência e proporciona economia, além de definir a política de compliance como um verdadeiro mandamento (valor) ou vantagem competitiva (habilitação / penalidade).

 

Link da apresentação do estudo: https://www.youtube.com/@abimed8617/videos

 

 

Mais notícias e eventos