Diálogos ABIMED: 10 anos da Lei Anticorrupção
Publicado em 19/06/2023 • Diálogos Abimed • Notícias • Português
A ética foi o centro do debate promovido pela ABIMED em 24 de maio, na Feira Hospitalar 2023, que analisou os dez anos da lei anticorrupção – Lei 12.846/2013 – e seus impactos no segmento de equipamentos e dispositivos médicos.
Participaram do painel Eduardo Winston, presidente do Conselho de Administração do Instituto Ética Saúde; Marcelo Zenkner, sócio da área de Compliance e Investigação, Direito Administrativo e Projetos Governamentais e ESG da Tozzini Freire Advogados; e Gustavo Biagioli, membro da Comissão de Ética Independente da ABIMED.
Para Zenkner, o mais importante não é penalizar o que está errado, mas valorizar as ações benignas. “A regulamentação da lei nos trouxe uma inserção do fomento à cultura de integridade. A lei não é contra a corrupção empresarial, mas sim, uma lei de integridade jurídica”, afirmou.
Já Winston destacou que é preciso um mecanismo que transforme essa lei em uma cultura e forje comportamentos. “Muitas vezes, os executivos querem programas de Compliance não por serem contra práticas prejudiciais, mas para saber lidar melhor com suas consequências, ou até mesmo para escondê-las de maneira eficaz”, acrescentou.
“O cumprimento da lei, em si, não é ético, é uma obrigação”, defendeu Biagioli, alertando que as empresas devem disponibilizar canais eficientes para denúncias.
Link do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=5SDjjmudvkg&list=PLCHvYErZGHnWw3VQNmhqDsLPwI4w_1CkK&index=16