Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Conformidade com ESG é vista como um dos principais riscos para o setor de saúde

Publicado em 18/10/2023 • Notícias • Português

Uma pesquisa da Ernest & Young com 15 empresas do setor da saúde revelou que 40% consideraram provável que o risco da ausência ou insuficiência do compliance com ESG se concretize, com impacto alto ou crítico para 53% delas. A preocupação com a conformidade em relação a aspectos ambientais, sociais e de governança ficou em terceiro lugar no ranking dos riscos, atrás apenas da dinâmica de mercado e falhas no ciclo das receitas.

As empresas ouvidas foram três hospitais, duas operadoras de saúde, três laboratórios de diagnóstico e sete farmacêuticas. A constatação da consultoria torna mais clara a importância de que os princípios ESG estejam alinhados com o planejamento estratégico das organizações. As empresas precisam incorporar práticas sustentáveis, além de promover a inovação tecnológica, para garantir suas vantagens competitivas.

A questão da governança também assume protagonismo quando se avalia que o setor de saúde é um dos mais vulneráveis a ataques cibernéticos, em razão da concentração de altos volumes de dados confidenciais dos pacientes. Márcia Bolesina, sócia da Ernest & Young  em cibersegurança, em declaração à Agencia EY, aponta que “mais da metade dos dispositivos médicos hospitalares estão em situação de vulnerabilidade a uma invasão cibernética, assim como, por causa da obsolescência da tecnologia adotada, um terço dos dispositivos de IoT (Internet das Coisas) usados em leitos hospitalares”.

Sobre este risco, 53% das empresas que participaram da pesquisa temem que seja possível um ataque cibernético, com alto impacto por uma parada sistêmica ou indisponibilidade da rede para 67% delas. No caso de hospitais, por exemplo, a suspensão dos sistemas gera prejuízos enormes, sem falar no impacto sobre a saúde dos pacientes. A especialista também avaliou que muitas empresas não colocam a cibersegurança no topo de suas prioridades até que sejam violadas e, então, acabam mudando de postura radicalmente, a fim de evitar novos transtornos.

Na questão ambiental, foi destacado o alto consumo de energia pelo setor da saúde, que precisa motivar a adoção de fontes limpas e renováveis. Além disso, a economia circular precisa ser cada vez mais empregada, pois contribui na redução da quantidade de resíduos, por meio da reutilização e reciclagem dos materiais.

Mais notícias e eventos