Dispositivos com Inteligência Artificial auxiliam alunos com deficiência visual
Publicado em 18/10/2023 • Notícias • Português
Alunos cegos ou com baixa visão começam a ter acesso ao conhecimento e experimentarem a tão sonhada inclusão, graças aos óculos que permitem uma “visão artificial”. Os dispositivos foram distribuídos neste ano em escolas municipais de Campinas (SP) para 40 alunos. O Governo de Rondônia também investiu na aquisição dos equipamentos de leitura para 52 alunos com deficiência visual da rede estadual.
Desenvolvido por pesquisadores israelenses, o OrCam MyEye 2.0 é o dispositivo de tecnologia assistiva vestível mais avançado do mundo para pessoas com deficiência visual ou com dificuldades de leitura, que permite aos seus usuários lerem textos impressos ou digitais. O aparelho também scaneia em tempo real o ambiente, fazendo o reconhecimento de pessoas e objetos, com descrição por áudio.
O OrCam MyEye 2.0 conta com uma tecnologia avançada de reconhecimento de faces que auxilia o usuário a identificar as pessoas ao seu redor. Pode ler textos em português e inglês e, por ser dotado de leds, pode operar também no escuro. Além disso, possibilita atualizações pela internet e identifica produtos previamente gravados.
O dispositivo ainda identifica cores com um simples toque. Também possui reconhecimento automático de notas de dinheiro e informa a hora sempre que o usuário fizer o gesto de olhar para o pulso, como se estivesse com um relógio. Códigos de barras podem ser lidos pelo aparelho, o que permite ao usuário a autonomia de ir a mercados e lojas. É a tecnologia auxiliando no processo de aprendizagem, garantindo a inclusão e gerando mais qualidade de vida aos deficientes visuais.