A importância de novas pesquisas em protótipos na área médica
Publicado em 27/11/2023 • Notícias • Português
Um evento promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (Abimo) e Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), no final de agosto, discutiu os caminhos para a inovação na área de prototipagem de dispositivos médicos. A prototipagem é responsável por 17% dos projetos apoiados pela Embrapii.
Na prototipagem, a viabilidade de um produto ou serviço é testada, por meio de uma versão resumida ou simplificada. É fundamental no setor da saúde para o desenvolvimento de soluções inovadoras e seguras.
Segundo dados da Embrapii, hoje a entidade apoia 2.172 projetos, com um total de R$ 3,17 bilhões investidos. Cerca de 55% deles são de pequenas empresas. Dos 1.288 projetos concluídos, 666 geraram pedidos de propriedade intelectual. Somente na área da saúde, que responde por 12,6% do total de projetos da Embrapii, já são R$ 250 milhões investidos.
Entre as iniciativas na área de prototipagem, estão uma máscara respiratória de alta tecnologia, que será integrada a um sistema de monitoramento de parâmetros respiratórios. Outra linha de pesquisa estuda tecidos com propriedades antivirais e antimicrobianas, visando prevenir infecções hospitalares que são comuns no tratamento de feridas crônicas. Há ainda projetos para um novo desenho dos microstents – pequenos tubos implantados em artérias ou veias para melhorar a circulação sanguínea – e uma nova tecnologia para o problema da incontinência urinária.