Desafios e perspectivas da regulamentação da Inteligência Artificial no Brasil
Publicado em 19/02/2024 • Notícias • Português
A Inteligência Artificial (IA) tem provocado transformações em diversos setores, principalmente na saúde, com a aplicação de prontuário inteligente, robôs e assistentes virtuais que auxiliam em procedimentos médicos.
O Congresso Nacional, com o projeto de lei (PL) nº 2.338/23, pretende regulamentar a utilização da IA. Em tramitação no Senado Federal, o Marco Legal da IA estabelece normas nacionais para desenvolvimento, implementação e uso responsável de sistemas de IA, a fim de proteger os direitos fundamentais e garantir a implementação de sistemas seguros e confiáveis
As aplicações na área da saúde foram classificadas pelo PL como de alto risco. Por isso, será necessário estabelecer estruturas de governança e procedimentos internos para garantir a segurança dos sistemas e o cumprimento dos direitos dos usuários afetados.
Em 28 de novembro de 2023, foi publicado o PL substitutivo do Marco Legal da IA, com 22 artigos, que removeu a classificação das aplicações na área da saúde como sendo de alto risco. Em vez disso, menciona os impactos à saúde entre os fatores que contribuem para a avaliação de impacto da IA.