Cadeia de produção mais sustentável – Rastreabilidade é necessária para a segurança de tecnologias para saúde
Publicado em 19/02/2024 • Notícias • Português
A rastreabilidade na cadeia de produção de tecnologias para saúde é um instrumento relevante à segurança, qualidade e sustentabilidade dos produtos. Isso envolve rastrear a origem de insumos, materiais e componentes desde sua produção até sua incorporação nos dispositivos e equipamentos médicos. Existem várias práticas que podem ser adotadas para assegurar o princípio sustentável desses elementos.
Adoção de certificações e padrões reconhecidos internacionalmente; auditorias e avaliações de fornecedores; monitoramento da cadeia de suprimentos; parcerias com fornecedores alinhados aos princípios ESG (ambiental, social e governança); transparência nas práticas de sourcing – valores e diretrizes que orientam o processo de aquisição de materiais, bens ou serviços por uma empresa –, podem garantir a qualidade e segurança dos produtos, como contribuir para um impacto positivo no meio ambiente e na sociedade.
A rastreabilidade no setor pode trazer ainda benefícios aos profissionais de saúde e pacientes, como a redução de erros, a partir da identificação de possíveis falhas e corrigi-las antes que causem danos; contribui para a melhoria dos processos; pode identificar gargalos, pontos de melhoria, a origem e a qualidade de produtos médicos, evitando a utilização de materiais falsificados.