Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outubro Rosa e o papel das novas tecnologias na prevenção e tratamento

Publicado em 31/10/2024 • Notícias • Português

Bastante disseminada em toda a mídia, a campanha Outubro Rosa tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente colo de útero. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama é o tipo mais comum de câncer em mulheres no mundo, e cerca de 66% dos casos são diagnosticados em mulheres entre 40 e 69 anos, com chances de cura de até 95% quando detectado em seu estágio inicial.

No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que 74 mil novos casos de câncer de mama sejam diagnosticados entre 2023 e 2025.

Os avanços tecnológicos e a Inteligência Artificial (IA) têm contribuído tanto na prevenção como no diagnóstico e tratamento do câncer de mama. A começar pelos aplicativos de monitoramento com lembretes para a realização de exames regulares e dicas de hábitos saudáveis, passando por dispositivos de diagnóstico portáteis, como ultrassons e sensores vestíveis. Já com a IA, por exemplo, é possível uma análise mais precisa, tanto do diagnóstico como das condições de tratamento, obter ainda maior precisão de imagens de mamografia, maior eficiência em radioterapia e até simular cirurgias complexas.

A cirurgia robótica tem transformado o campo da medicina, por sua precisão, melhor visualização e recuperação mais rápida em relação às convencionais, porém seu custo ainda é elevado e pouco acessível, podendo ser superior, em média, 40% mais do que a laparoscópica.

“Na GE HealthCare, inovação constante em diagnóstico, prevenção e tratamento do câncer de mama é premissa para cuidarmos de cliente e pacientes. Nossos times desenvolvem tecnologias que capacitam as equipes médicas a realizarem diagnósticos cada vez mais precisos e no menor tempo possível.”, explica Filipe Xavier, head de Branding, Comunicação & ESG da GE HealthCare para América Latina.

Os equipamentos oferecem imagens de alta definição que permitem a visualização detalhada de lesões em estágios iniciais – a integração de inteligência artificial em nossos sistemas destaca padrões que podem passar despercebidos, aumentando significativamente a possibilidade de diagnóstico precoce. Combinados, esses elementos contribuem para elevar a chance de cura para mais de 90% no estágio inicial. “Além disso, nossa abordagem centrada no paciente visa não apenas a eficácia clínica, mas também a humanização do atendimento”, complementa Xavier. Equipamentos como o mamógrafo Serena Bright exemplificam essa filosofia ao combinar biópsias mamárias com mamografia espectral de contraste (SenoBright HD) em um único equipamento: durante uma mesma sessão, todos os procedimentos – da mamografia à biópsia – podem ser realizados sem a necessidade de transferir a paciente para outra sala. Isso resulta em maior praticidade, rapidez no diagnóstico e conforto para a paciente, garantindo que as equipes médicas tenham as ferramentas necessárias para oferecer um cuidado mais completo e assertivo.

Mais notícias e eventos