Descentralização do SUS ganha força com inovação e tecnologia em saúde

Publicado em 29/07/2025 • Sem categoria • Português
A ampliação da telemedicina e o avanço de tecnologias digitais abrem caminho para um SUS mais acessível e eficiente. A ABIMED participa ativamente desse debate, promovendo o diálogo entre indústria e setor público e reforça seu compromisso com a inovação e a redução das desigualdades na saúde.
Na pauta de Tecnologia e Inovação, um tema que vem ganhando relevância é a descentralização do SUS. Com o desenvolvimento de novas tecnologias e os avanços da telemedicina, torna-se viável e acessível ampliar essa pauta, facilitando o acesso de mais pessoas a serviços médicos sem a necessidade de grandes deslocamentos.
Na Hospitalar 2025, o tema foi discutido em um dos painéis do Diálogos ABIMED, que destacou a necessidade de incorporar novas tecnologias ao SUS, com o objetivo de alcançar o maior número possível de pessoas. Na primeira semana de julho, ocorreu o evento “Descentralização pelo Cuidado”, onde foram apresentados cases de sucesso desse movimento em outros países, além de exemplos de como essas soluções podem ser adaptadas ao contexto brasileiro, buscando atender principalmente as populações com maior dificuldade de acesso aos serviços de saúde.
Com a expansão da telemedicina e o avanço da descentralização do SUS, os investimentos em tecnologias de qualidade, que otimizam o trabalho dos profissionais de saúde, tornam-se cada vez mais essenciais. A ABIMED reafirma seu compromisso com a inovação com foco na excelência do cuidado ao paciente.