Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

ABIMED e WIPO unem esforços em projeto para fomentar o uso da propriedade intelectual por Startups.

Publicado em 14/08/2025 • Notícias • Português

Na segunda-feira (11), a ABIMED realizou uma reunião e uma visita ao InovaUSP. A reunião contou com a presença de Fernando SIlveira Filho, presidente-executivo da ABIMED; Silvio Garcia, head de Relações Governamentais de São Paulo da ABIMED; Prof. Marcelo Zuffo, diretor do InovaUSP; e Prof. Marcelo Caldeira Pedroso, coordenador da área de Inovação da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) de São Paulo. O instituto se localiza no campus da Cidade Universitária, na capital paulista.

O Centro de Inovações da USP é um moderno espaço de convivência entre instituições de ensino, laboratórios e empresas, que busca estimular o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre pessoas das mais diversas áreas. A reunião com o InovaUSP ocorreu para apresentar a UNIDOS: o programa da USP que visa estimular o desenvolvimento de startups entre alunos e pesquisadores. O programa oferece suporte para a criação e pré-incubação de startups e tem sinergia com o projeto da WIPO. A ideia é que as startups participem da iniciativa.

Em parceria com a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI/WIPO), a ABIMED está desenvolvendo o projeto “IP Clinic – IP as a Business Tool”, uma Clínica de Gestão de Propriedade Intelectual voltada a startups ou empresas em fase inicial que atuem nos setores de Saúde Digital e Tecnologia Médica (MedTech). O objetivo do projeto é apoiar startups e empresas inovadoras no uso estratégico da propriedade intelectual (PI) para valorizar seus produtos e serviços no mercado global, por meio de atividades práticas, como sessões individuais com especialistas, treinamentos, mentorias e a construção de um plano de ação personalizado em PI.

O público-alvo são startups e empresas que estejam desenvolvendo:

  • Tecnologias médicas novas ou aprimoradas;
  • Produtos ou serviços baseados em dados clínicos ou digitais;
  • Soluções de saúde conectada, plataformas móveis ou dispositivos médicos digitais;
  • Ferramentas ou designs criativos em saúde desenvolvidos com tecnologias digitais.

A participação será gratuita para as 20 primeiras empresas inscritas. Os encontros acontecerão preferencialmente em inglês, com apoio em português sempre que necessário. As participantes deverão estar dispostas a compartilhar informações não confidenciais sobre seus produtos, tecnologia e mercado.

Se a sua empresa tiver interesse em participar, envie um e-mail de confirmação até a próxima sexta-feira, 22 de agosto, com o título “PROJETO ABIMED/WIPO”, para jorge.khauaja@abimed.org.br. Será uma oportunidade única de acesso a especialistas e a um programa que pode impulsionar seu negócio no cenário global.

Foto: Guilherme Pucci

Mais notícias e eventos