Primeiro cobas® p501 da América Latina é instalado em Porto Alegre

Publicado em 08/04/2016 • Notícias • Português
Após um ano e meio desde o início do projeto, a Roche Diagnóstica instalou em dezembro de 2015 o primeiro cobas® p 501 da América Latina. A solução, disponível no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, conectada à linha cobas® connection modules (CCM), permite o armazenamento de tubos, monitoramento e repetição de testes automaticamente.
De acordo com o consultor responsável pelo projeto, Henrique Nascimento, trata-se de uma novidade tanto para o cliente quanto para a Roche. “Com muito esforço e trabalho das equipes, conseguimos proporcionar tecnologia de ponta ao hospital e, consequentemente, aos pacientes que dependem do serviço público”.
O gerente de Vendas da Roche Diagnóstica, Nivio Gonzaga, garante que a automação trará uma série de benefícios ao HC em termos de agilidade, segurança e redução do trabalho manual. A necessidade do hospital ao contratar a solução, segundo ele, era automatizar todo armazenamento das sorotecas, para que as amostras tivessem o mínimo de contato humano possível. Com o cobas® p 501, as amostras são inseridas no pré-analítico, processadas nos analíticos e seguem em esteiras para a geladeira, onde são armazenadas e controladas pelo sistema cobas® infinity IT solutions.
Segundo o consultor responsável pelo projeto, o treinamento das equipes para a introdução da cultura de automação à rotina do Hospital de Clínicas de Porto Alegre foi realizado seguindo três vertentes: operacional, de plataforma de tecnologia da informação e fluxo de processos. “Além do treinamento, prestamos todo o apoio e suporte pós-instalação, com equipes trabalhando remotamente e localmente”. Por se tratar de uma solução inovadora, o engenheiro afirma que a equipe Roche ficou orgulhosa de implantá-la em um hospital público. “Além de trazer ganhos à rotina dos colaboradores, trata-se de um grande diferencial para os pacientes”.
Fonte: Lab Network