Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ministro anunciou teste ‘3 em 1’, mas produção é incerta

Publicado em 21/01/2016 • Notícias • Português

O Ministério da Saúde anunciou no sábado a compra de um produto que está em fase de testes e que a produção ainda não está certa. No fim de semana, o ministro Marcelo Castro participou de uma cerimônia em que prometia a compra de 500 mil testes “três em um”, para diagnóstico simultâneo de dengue, chikungunya e zika. Na ocasião, foi afirmado que os kits começariam a ser entregues em fevereiro.
“Ele é promissor, mas é um projeto a médio prazo, para alguns meses”, diz o diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.
O teste tem como ponto de partida um kit desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz. “O produto vai existir, mas algumas etapas ainda são necessárias”, completa.
A Fiocruz ainda não apresentou na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o pedido de registro do novo método de diagnóstico, por exemplo. O vice presidente de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fiocruz, Rodrigo Stabeli, afirma que documentos estão sendo reunidos e que essa etapa vai ser cumprida, mas não é essencial para que o novo kit passe a ser usado.
“Atualmente, os laboratórios de referência fazem testes chamados ‘in house’, uma espécie de teste caseiro que também não passa por certificação da Anvisa”, observa.

Fonte: O Estado de S.Paulo

Mais notícias e eventos