ABIMED apoia o Almoço-Debate ICOS: Cenários e perspectivas econômicas para o setor da saúde no Brasil
Publicado em 18/04/2018 • Notícias • Português
A ABIMED foi apoiadora do Almoço-Debate ICOS: Cenários e perspectivas econômicas para o setor da saúde no Brasil, realizado na sexta-feira, 13 de abril, em São Paulo.
_x000D_
O evento foi uma iniciativa do Instituto Coalizão Saúde que contou com as presenças do presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn; do presidente do ICOS, Claudio Lottenberg; do vice-presidente do ICOS, e integrante do Conselho Consultivo da ABIMED, Giovanni Cerri; Leandro Fonseca, pelo presidente da ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar e pelo presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa.
_x000D_
A ABIMED foi representada por seu presidente executivo, Carlos Goulart e por parte do Conselho de Administração, com Simone Agra, Adriano Caldas, Armando Lopes, Fabrizio Singnorin, Miguel Velandia e Walban Damasceno. Gonçalo Vecina e Dirceu Barbano representaram o Conselho Consultivo da Associação.
_x000D_
A abertura do evento foi realizada por Claudio Lottenberg que apontou os desafios do setor da saúde como, o envelhecimento da população, inovações tecnológicas, sistema de financiamento e incorporações de novas tecnologias. Lottenberg também ressaltou a importância da união entre o público e o privado e a revisão do modelo de remuneração.
_x000D_
O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn apresentou o cenário macro-econômico do país e destacou os pontos positivos na economia brasileira: queda da inflação e da taxa de juros, bem como uma recuperação gradual, mas consistente. Ilan frizou a importância da reforma da previdência para estabilidade da economia.
_x000D_
Jarbas Barbosa falou sobre a diminuição dos custos das agências regulatórias com a busca da convergência aos padrões globais. Sobre os produtos para a saúde, a agência realizou 280 inspeções internacionais de boas práticas de fabricação, sendo seis com base em queixas técnicas.
_x000D_
Leandro Fonseca defendeu a competição baseada em valor para melhorar a entrega ao consumidor e destacou a pungência do setor privado do ponto de vista econômico e social. Fonseca frizou a necessidade do conhecimento amplo das novas tecnologias para a inserção sustentável no sistema de saúde.
_x000D_
Giovanni Cerri falou do valor da telemedicina no aumento do acesso, na redução da desigualdade e no desenvolvimento dos recursos tecnológicos do país.
_x000D_
Ao final do debate, foi relançado o livro do ICOS “Coalizão Saúde no Brasil – uma agenda para transformar o sistema de saúde”. O material também terá uma versão online disponível no site do instituto (www.icos.org.br).
_x000D_
Segundo Carlos Goulart, a ABIMED fica honrada em fazer parte do movimento liderado pelo ICOS na contribuição das políticas da saúde no Brasil.
_x000D_
_x000D_
Sobre o Instituto Coalizão Saúde
_x000D_
O Instituto Coalizão Saúde é formado por representantes da cadeia produtiva do setor de saúde e pretende contribuir, de forma propositiva e pluralista, para o debate e a busca de novos avanços em saúde, em resposta às demandas da população e às necessidades do país.
_x000D_
Claudio Lottenberg preside o instituto, Giovanni Cerri é o vice-presidente e Carlos Goulart é membro do Conselho de Administração.
_x000D_
_x000D_
Atenciosamente,
_x000D_
ABIMED
Fonte: ABIMED