ABIMED assumiu o protagonismo na defesa do segmento de dispositivos médicos na Reforma Tributária e divulgou amplamente seus potenciais impactos
Publicado em 12/07/2024 • Notícias • Português
Desempenhando seu papel de referência como associação representativa do segmento de equipamentos e dispositivos médicos, a ABIMED atuou na defesa da área da saúde nas discussões sobre a Reforma Tributária, para evitar o acréscimo de carga tributária e os cortes de incentivos tributários.
Com a campanha “ABIMED com Foco na Reforma Tributária” utilizou espaços na mídia, em veículos de alcance nacional, como o Estadão, para esclarecer os impactos que a nova tributação traria ao segmento de dispositivos e equipamentos médicos e do provável aumento à carga tributária do setor se o texto da regulamentação fosse aprovado como foi apresentado ao Congresso Nacional, podendo, inclusive, trazer aumento de custos para todo o sistema de saúde, pressionando ainda mais a sustentabilidade de um setor essencial à vida das pessoas. Isso foi evidenciado na matéria publicada nos canais digitais e na edição impressa do jornal O Estado de S. Paulo, de 6 de junho, intitulada “Apesar do avanço, Reforma Tributária ainda não é o ideal para o setor da saúde”, em que o presidente-executivo da ABIMED, Fernando Silveira Filho, explicou que, embora fundamental ao país, a Reforma Tributária poderia trazer dificuldades à saúde caso sua regulamentação fosse aprovada como estava tramitando. Opinião reiterada pelo professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), presidente do InovaHC e do Instituto Coalizão Saúde (Icos), Giovanni Cerri, que, nessa reportagem, alertou que o eventual aumento da carga de impostos representaria uma pressão adicional à sustentabilidade do setor da saúde, que já vem enfrentando uma série de dificuldades. Além disso, no Estadão Podcast, disponibilizado no dia 10 de junho, também foi apresentado e debatido pelo presidente-executivo da entidade e pela advogada, contabilista e professora e pesquisadora do Núcleo de Pesquisas em Tributação do Insper, Thais Veiga Shingai, os impactos do novo modelo de tributação proposto pela Reforma Tributária e em sua regulamentação à saúde e ao segmento de equipamentos e dispositivos médicos. Ouça o podcast AQUI.