ABIMED é membro do Grupo de Trabalho sobre OPME da ANS/ANVISA
Publicado em 03/02/2016 • Notícias • Português
_x000D_
Aconteceu dia 26 de janeiro a segunda reunião do GT OPMEs ANS/ANVISA cujo principal objetivo é desenvolver e implementar medidas em resposta às ações recomendadas pelo relatório do GTI nos âmbitos:
_x000D_
- _x000D_
- Regulação Sanitária: Registro Nacional de Implantes (RNI) e Harmonização de nomenclatura (GMDN)
_x000D_
_x000D_
- _x000D_
- Regulação Econômica: Preço referencial externo; banco de dados para monitoramento do mercado; ampliar acesso com expansão da importação
- Regulação do Uso: Manual de Boas Práticas de uso; Normas de autorização
- Gestão do SUS: carta aos usuários; formação dos grupos internos de acompanhamento ANS e ANVISA
- Penalidades: tipificação no código penal; engajamento dos órgãos e conselhos de medicina e odontologia
_x000D_
_x000D_
_x000D_
_x000D_
_x000D_
Estiveram presentes Ministérios Público, Saúde e da Justiça, SENACOM, Fenasaúde, Abramge, Anahp, Abimed, ANVISA, CFM e ANS.
_x000D_
A pedido da coordenação do GT na primeira reunião, Abimed, Abramge, Anahp, Amil e Fenasaúde apresentaram propostas de temas para a composição da agenda de trabalho.
_x000D_
Neste sentido, a Abimed propôs os temas abaixo, por acreditar serem estes importantes para a sustentabilidade do Sistema de Saúde do Brasil.
_x000D_
- _x000D_
- Incorporação tecnológica – objetivando maior transparência e compreensão sobre o processo e decisões de incorporação tecnológica com ênfase nos desfechos clínicos e na relação custo-benefício
_x000D_
_x000D_
- _x000D_
- Compliance – objetivando apoio coletivo aos mecanismos legais de criminalização das práticas ilícitas e fortalecendo o processo de boas práticas de compliance nas empresas. O apoio e o papel das Associações de Classe neste contexto é fundamental para auxiliar na implantação e adoção sistemática destas práticas, principalmente nas pequenas e médias empresas.
_x000D_
_x000D_
- _x000D_
- Transparência – achamos importante dar cada vez mais visibilidade e compreensão sobre os modelos logísticos e comerciais dos DMIs (dispositivos médicos implantáveis). Só assim se poderá legitimar os serviços associados aos respectivos procedimentos como fundamentais para a segurança e eficácia dos mesmos ao paciente.
_x000D_
_x000D_
_x000D_
_x000D_
Fonte: ABIMED