ABIMED lança seu novo Código de Conduta
Publicado em 16/03/2022 • Notícias • Português
A publicação foi lançada oficialmente durante edição especial do evento Diálogos ABIMED, em continuidade às comemorações dos 25 anos da entidade.
A ABIMED se prepara para lançar a sexta edição de seu Código de Conduta. A publicação tem como finalidade atender as expectativas das associadas ao se tornar mais robusta, ao abordar de maneira mais aprofundada os temas do setor de Medical Devices, com conceitos claros e de fácil compreensão. “Este é um passo importante que vem somar ao nosso projeto de compliance para o biênio 2022/2023”, declara o presidente da ABIMED, Fernando Silveira Filho.
Elaborado pela Comissão de Estudos de Compliance, revisado pela Comissão de Ética e também pela assessoria jurídica da Associação, o documento é voltado a gestores e profissionais das áreas de compliance, jurídica e de licitações. Esta edição traz como diferenciais os novos tópicos que foram incluídos nesta edição: Licitações e contratos públicos; produtos consignados; Interações não promocionais; Privacidade do paciente (adequação à LGPD); Transparência nas práticas comerciais; Apoio à educação, apoio à pesquisa independente e doações; Presentes, brindes ou coisas de valor pessoal e meio ambiente. “Vivemos um momento de transformações profundas, não apenas no que se refere aos aspectos sociais, mas, sobretudo, em face da verdadeira revolução tecnológica. A redação do nosso novo Código de Conduta levou em consideração todos esses elementos, que foram devidamente contemplados no texto”, comenta o presidente da ABIMED.
A publicação aborda também os temas que já constavam na versão anterior, mas que tiveram sua redação aperfeiçoada. São eles: Princípios fundamentais; Interação das empresas associadas com profissionais e organizações da saúde; Descontos financeiros (transparência comercial); Eventos; Amostras e produtos de demonstração. “O Código de Conduta auxilia a fomentar discussões sobre ética e compliance por todos os membros da Associação, ajudando-os a lidar melhor com os desafios com que são confrontados diariamente. Desta forma, a ABIMED contribui decisivamente para que as empresas possam mitigar conflitos de interesse e riscos de conformidade em geral”, conclui Silveira Filho.
Além disso, entre outras ações, a criação durante o ano de 2022 de um programa de treinamento EAD para ajudar as empresas a aprimorarem seus próprios códigos de ética e compliance. O curso será dividido em dois módulos – básico e avançado – e é destinado a todos os integrantes das empresas, mas com foco nas diretorias, lideranças e departamentos comerciais e de marketing, visando a criação de uma “cultura de Compliance” permanente e consolidada, que recomendamos fortemente em disseminar a todos os colaboradores internos.
Fonte: ABIMED