ABIMED participa de seminário sobre os avanços na saúde digital na Câmara dos Deputados
Publicado em 29/11/2024 • Notícias • Português
O Diretor Regional de Brasília da ABIMED, Felipe Dias Carvalho, representando a entidade, participou, no dia 28 de novembro, do seminário sobre os avanços recentes na saúde digital, promovido pela Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados.
O debate atendeu a um pedido da Deputada Federal Adriana Ventura (Novo-SP), que é presidente da Subcomissão de Telemedicina, Telessaúde e Saúde Digital, e presidiu a mesa do evento, que apresentou três painéis: financiamento e expansão do uso de tecnologias; governança e capacitação de gestores e profissionais de saúde; e atualização regulatória frente novas tecnologias e mudanças na jornada de tratamento.
Felipe Carvalho participou do último painel, no qual destacou o papel das agências reguladoras, como a Anvisa, responsáveis pela regulamentação de dispositivos médicos. Ele ressaltou que o debate em torno da LGPD ainda é intenso, especialmente no que diz respeito ao tratamento e à gestão de dados. Sobre telemedicina e telessaúde, Felipe mencionou o uso de wearables, que já são aplicados desde o monitoramento de pacientes até na medicina diagnóstica, com suporte de inteligência artificial. No entanto, ele apontou que o segmento de dispositivos médicos ainda enfrenta grandes expectativas em relação à regulamentação, devido a desafios éticos e metodológicos que dificultam a realização de estudos clínicos.
Adriana Ventura afirmou que a transformação digital na saúde é um caminho irreversível, potencializando o acesso a tratamentos e ampliando a cobertura de serviços médicos, especialmente em regiões remotas. No entanto, a adoção dessas tecnologias apresenta desafios significativos, como a necessidade de financiamento, a criação de políticas públicas adequadas e a governança de dados e a capacitação de profissionais de saúde.
Participaram do seminário a Deputada Federal Flávia Morais (PDT-GO); Cleinaldo Costa, da Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde; Renato Gomes, Coordenador-Geral de Acompanhamento de Telecomunicações do Ministério das Comunicações/Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust); Alexandre Taleb, Coordenador do núcleo de Telemedicina e Telessaúde da UFG, ente outros representantes da saúde.