: ABIMED reúne Comitês para discutir temas estratégicos para o setor

Publicado em 14/08/2025 • Notícias • Português
Ao longo da semana, a ABIMED se reuniu com seus comitês para debater temas relevantes e estratégicos para o setor: o Comitê de Legal & Compliance, em 13 de agosto; e, no dia 14, o Comitê de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) e o Comitê Industrial & Supply Chain (CISC).
A primeira foi a reunião do comitê de Legal & Compliance, que ocorreu de forma online e foi mediada por Jorge Khauaja, Gerente de Compliance e Assuntos Legais da ABIMED. O comitê é responsável pela avaliação de estratégias e condução dos temas legais pertinentes à atuação da ABIMED e suas associadas.
Em seguida, a reunião do comitê RIG foi mediada por Felipe Dias Carvalho, Diretor Regional de Brasília, e Silvio Garcia, Head de Relações Governamentais da ABIMED, de forma presencial na sede da entidade e abordou temas relacionados a políticas públicas, legislações e ações governamentais que possam impactar o setor de tecnologia para saúde no Brasil.
O último encontro, comitê CISC, mediado por Fernando Silveira Filho, presidente-executivo da associação e Silvio Garcia, Head de Relações Governamentais da ABIMED, ocorreu também na sede da ABIMED em São Paulo, com o objetivo de debater temas relacionados à indústria de equipamentos médicos, especificamente abordando a cadeia de suprimentos.
Entre os destaques, tivemos a presença de Julio Moreira, presidente do INPI, que apresentou temas de interesse do setor de que envolvem marcas, patentes, desenhos industriais, bem como demais frentes de atuação e competências do órgão. Durante a reunião discutimos iniciativas para acelerar o processo de concessão de patentes, redução do tempo médio de decisão para dois anos, com respostas em até seis meses para pedidos classificados pelo órgão como prioritários, além de possibilidade de mentorias e outros temas.
O Comitê abordou ainda a necessidade de ampliar o volume de depósito de marcas e patentes e o fortalecimento da capacitação técnica, com ações para reter examinadores. Outro ponto debatido foi a sensibilização e melhor preparação técnica do Judiciário em temas de propriedade intelectual.
Por fim, o Comitê reforçou a necessidade de criar um grupo de trabalho para debater propriedade intelectual em nosso setor atuação política no Congresso focado em propriedade intelectual e de discutir a transformação do INPI em agência reguladora, visando mais eficiência e competitividade para o setor.