Adavium compra fornecedor de reagentes Hemogram e Alka
Publicado em 08/04/2016 • Notícias • Português
A Adavium Medical – fabricante e distribuidora de equipamentos médicos e de reagentes para exames laboratoriais – adquiriu duas empresas que atuam nesses mercados: a Hemogram e a Alka Tecnologia.
Com as aquisições, a Adavium prevê encerrar o ano com faturamento de R$ 200 milhões e 130 milhões de testes comercializados. A empresa fornece reagentes e equipamentos médicos para 5 mil laboratórios como Dasa, SalomãoZoppi, Fleury e Hermes Pardini e clínicas médicas no país. Hoje, a maior parte dos reagentes usados em exames de análises clínicas é importada.
Fundada em 2011 pelo médico Fred Aslan, a Adavium e as empresas adquiridas são brasileiras. O negócio cresceu com aportes de mais de US$ 26 milhões dos fundos de venture capital Venrock, Aberdare e Aboretum, todos dos Estados Unidos. Em 2013, a empresa já havia comprado a Imunotech Sistemas Diagnóticos. O valor das aquisições não foi divulgado.
A Adavium produz reagentes para 2 mil diferentes tipos de exames de hematologia, imunologia e bioquimíca. “Temos um teste que detecta num único exame os quatro tipos de dengue, zika e chikungunya que está em fase de aprovação no Brasil, além disso estamos trazendo para o país o teste rápido para o vírus H1N1”, disse Claudia Goulard, diretora de operações da Adavium Medical. Anteriormente, Claudia foi CEO da GE Healthcare na América Latina.
Outra frente de negócio da Adavium é a importação de equipamentos médicos e a fabricação, no Brasil, de uma linha de máquinas chamada SlideInk. Com esse equipamento, que é exportado para vários países, é possível reduzir a quantidade de corantes usados em exames de sangue.
Fonte: Valor Econômico