ANS aposta em mediação para evitar processos
Publicado em 18/01/2016 • Notícias • Português
A ANS diz que tem evitado que muitas queixas de clientes de planos de saúde cheguem à Justiça por meio de seu núcleo de mediação.
Para efeito de comparação, entre 2010 e 2014, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo proferiu um total de 37.877 decisões contra planos de saúde, segundo estudo da USP —não há detalhamento dessas ações.
No mesmo período, o núcleo de mediação da ANS registrou 55 mil notificações de clientes paulistas insatisfeitos.Em nota, a agência informa que a taxa média de resolução das demandas atinge o índice de 85%.
“A ANS vem se firmando, ano a ano, como o principal canal de relacionamento com o usuário de plano de saúde.” Em 2015, diz a ANS, foram registradas 102 mil reclamações contra planos, com uma taxa de resolutividade de 87,4%. “Isso quer dizer que, apenas no ano passado, 89,1 mil beneficiários de planos de saúde tiveram suas demandas resolvidas através da ANS, o que contribui para a diminuição da judicialização não só no Estado de São Paulo, mas no país inteiro.” A agência informa ainda que está analisando as recomendações feitas pelos pesquisadores da USP.
Fonte: Folha de S.Paulo