Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

As empresas podem ser ambientes que promovam a saúde mental

Publicado em 20/04/2023 • Notícias • Português

No mês em que foi celebrado o Dia Mundial da Saúde – 7 de abril – a ABIMED decidiu divulgar conteúdos relacionados à saúde mental, que são previstos no Pacto Mundial da Organização das Nações Unidas (ONU), do qual a entidade é signatária. O Pacto Global é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações aos Dez Princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade.

 

A saúde mental dos funcionários precisa ser encarada como algo perene e integrante da própria estratégia de negócios das empresas, não apenas como medidas corretivas, que muitas vezes atuam sobre os efeitos, mas não tratam as causas.

 

Atualmente é consenso que o trabalho pode estar associado ao surgimento de transtornos mentais. Tanto assim que a OMS (Organização Mundial da Saúde) incluiu a síndrome de Burnout entre a lista de doenças ocupacionais, em 2022. Uma pesquisa da Oracle em 11 países, realizada no ano passado, mostrou que 76% dos funcionários consideram que suas empresas precisam fazer mais para proteger a saúde mental deles. No Brasil, o número está acima da média global, que já é bem alta – 84% dos trabalhadores reclamam por mais medidas.

 

O desafio é imenso, mas o aspecto positivo é que mais empresas estão se esforçando para contribuir com a saúde mental de seus colaboradores. Desde o incentivo à meditação e mindfulness, voltados para combater o estresse, às salas de descompressão, que são ambientes aconchegantes para uma saudável pausa na rotina. Uma solução ainda mais concreta que muitas empresas estão adotando é a contratação de serviços que visam promover a saúde mental, como terapia online, oferecidos no pacote de benefícios aos empregados. São exemplos positivos de que as empresas podem ser locais de promoção da saúde, em vez de ambientes adoecedores.

Mais notícias e eventos