Audiência pública debate sobre as doenças cardiovasculares na Alesp
Publicado em 06/09/2024 • Notícias • Português
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo e no Brasil também, superando qualquer outra enfermidade. Diante desta realidade, foi realizada, no dia 5 de setembro, uma audiência pública, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), que debateu os desafios no tratamento da cardiomiopatia hipertrófica, também conhecida como mal súbito, além dos perigos do colesterol alto. Representada pelo Gerente de Relações Institucionais e Governamentais de São Paulo, Silvio Garcia, a ABIMED marcou presença no evento promovido pelo deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT-SP), que contou com especialistas e técnicos sociais para ampliar a conscientização tanto na população quanto nos profissionais de saúde sobre os desafios no diagnóstico e no tratamento da enfermidade. A participação da Associação no debate faz parte do relacionamento da entidade com a Alesp para o acompanhamento das audiências que afetam o setor da saúde e o segmento de equipamento e dispositivos médicos.
O encontro foi realizado em parceria com Grupo de Advocacy em Cardiovascular (GAC) e o Colabore com o Futuro e contou com a participação de Edileide de Barros Correia, médica do Hospital Dante Pazzanese; Fabio Fernandes, médico do Hospital Incor; Caroline Mazeto, médica no Hospital das Clínicas de Botucatu–SP; Patrícia Vieira, representante do GAC e da Associação Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar; Marcos Bonato, membro do Instituto Amor e Carinho, que no debate foi o representante dos pacientes acometidos pela doença; além de diretores técnicos da Secretaria Estadual de Saúde.
A cardiomiopatia hipertrófica é causada pela hipertrofia do ventrículo esquerdo (VE) na ausência de outras causas. Embora seja a doença cardíaca genética mais comum, a maioria dos pacientes permanece sem diagnóstico devido à variabilidade na apresentação clínica. “A audiência promoveu a integração dos profissionais para a sugestão de caminhos e soluções que possam ser implantadas para atender melhor os pacientes e evitar tantas mortes, principalmente entre a população mais jovem”, comentou o deputado Marcolino, que é membro da Comissão de Saúde da Alesp.
Daí a importância da campanha Setembro Vermelho de conscientização para os cuidados com a saúde cardíaca e para a prevenção das doenças cardiovasculares. Este mês é dedicado a esta temática pelo fato do dia 29 celebrar o Dia Mundial do Coração. A presença da ABIMED na audiência pública na Alesp também faz parte da iniciativa “Cores pela Vida”, da entidade, que visa contribuir para a divulgação de políticas de prevenção, diagnóstico e tratamento, novas tecnologias, equipamentos nas especialidades relacionadas aos riscos de doenças, e estímulo à prevenção e ao cuidado com a saúde em geral. Saiba mais sobre a ação, na matéria: “Campanha Cores pela Vida da ABIMED visa o cuidado com a saúde por meio de tecnologias”.