Evento debate o uso de grandes bases de dados para as políticas de Saúde no Brasil
Publicado em 10/06/2016 • Notícias • Português
O imenso volume de dados gerados no dia-a-dia impacta notoriamente em nossas vidas profissionais e pessoais também. E com a Saúde não é diferente. Hoje, o uso de big data – termo que descreve essa enorme quantidade de informações – tem crescido muito nesse ramo. Entre as principais áreas estão: medicina de precisão, prontuários eletrônicos dos pacientes, internet das coisas e políticas públicas.
Para debater os desafios impostos pelo acesso à informação, o Movimento Todos Juntos Contra o Câncer preparou Fórum Big Data em Saúde. O evento vai contar com a participação de líderes dos setores público, privado e social, que vão discutir a análise e gerenciamento de grandes bases de dados e os desafios e oportunidades apresentados por esse cenário.
Durante o fórum, será apresentado um estudo do Observatório de Oncologia, que projetou a mortalidade, por tipo de câncer, nas cinco regiões brasileiras, até 2029. “O Observatório de Oncologia tem a missão de usar os dados para influir na tomada de decisão sobre políticas de prevenção e tratamento”, afirma Merula Steagall, presidente da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, Líder do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer. “A utilização destes grandes bancos de dados baseia com evidências essas tomadas de decisões e auxilia a avaliação e monitoramento das políticas de saúde e no empoderamento da sociedade”, ressalta.
O Fórum Big Data em Saúde acontece no dia 15, das 9h às 12h, no auditório pequeno do Masp, na Av. Paulista, 1578, São Paulo.
FÓRUM BIG DATA EM SAÚDE
PROGRAMAÇÃO
9:00 – Credenciamento e Welcome coffee
9:20 – Palestra de abertura – “A Eficiência Através dos Dados”
Gonzalo Vecina Neto – professor assistente da Faculdade de Saúde Pública desde 1988, ex-superintendente do Hospital Sírio Libanês e ex-secretário municipal de saúde de São Paulo.
10:00 – Debate
Mediador: Luis Fernando Correia – Médico, Comentarista de Saúde da CBN, TV Globo e GloboNews
Alexandre Dias Porto Chiavegatto Filho – Economista, Professor Doutor da Faculdade de Saúde Pública/Universidade de São Paulo
Fabio Gandour – Médico, Cientista-Chefe da IBM Brasil
Fernando Cotait Maluf – Oncologista, Fundador do Instituto Vencer o Câncer, Chefe da Oncologia Clínica do Centro Oncológico Antonio Ermírio de Moraes e membro do Centro de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein
Marcel de Moraes Pedroso – Pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz
Merula Steagall – Empreendedora Social, Presidente da ABRALE, Líder do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer – TJCC
Observatório de Oncologia
O Observatório de Oncologia, iniciativa do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, é uma plataforma online e dinâmica de monitoramento de dados abertos e compartilhamento de informações relevantes da área de oncologia do Brasil.
As principais bases de dados são do Ministério da Saúde, do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São utilizadas informações sobre incidência de câncer, atendimentos ambulatoriais, internações hospitalares e mortalidade. Os dados apresentados abrangem dimensões demográfica, epidemiológica, de assistência à saúde, de rede assistencial, entre outras.
http://observatoriodeoncologia.com.br
Movimento Todos Juntos Contra o Câncer
O Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, criado a partir da parceria de mais de 50 entidades de apoio ao paciente, tem a missão de influenciar as políticas na área de Oncologia e acelerar a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o acesso ao tratamento e cuidados paliativos às pessoas com câncer no Brasil.
http://todosjuntoscontraocancer.com.br
Fonte: Portal Segs