Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Golpe com remédios para leucemia

Publicado em 08/04/2016 • Notícias • Português

A descoberta de um esquema ilegal de venda de remédios levou a Polícia Federal a realizar, em 2007, a chamada Operação Placebo em sete estados brasileiros. Os alvos eram empresários que negociavam, inclusive pela internet, anabolizantes, abortivos e compostos sem eficácia comprovada, daí o nome da operação. Um dos endereços nos quais agentes cumpriram mandados de busca e apreensão foi o da distribuidora Nova Vitória, no Centro, que pertencia a Miguel Ângelo Santos Jacob.
A Nova Vitória fornecia medicamentos para a Secretaria estadual de Saúde: pelo menos três contratos, num total de R$ 805 mil, todos sem licitação, foram assinados entre a empresa e o órgão. E, de acordo com investigadores, a Nova Vitória distribuiu para outros clientes parte de um lote falsificado de Glivec 400mg, que combate a leucemia mielóide crônica. Hoje, uma caixa com 30 comprimidos custa mais de R$ 12 mil.
Em um período de sete anos ( da abertura da distribuidora de medicamentos, em 2000, até a realização da Operação Placebo), Miguel Ângelo passou de morador de uma humilde casa em Bento Ribeiro, no subúrbio carioca, para proprietário de uma residência luxuosa em um condomínio da Barra. Além de faturar alto com os contratos da Nova Vitória, ele teria ganhado várias apostas consecutivas em corridas de cavalos no Jockey Club Brasileiro.

Com o sucesso nos negócios e a sorte no turfe, o empresário começou a alimentar uma paixão por carros importados. Gostava, por exemplo, de Mercedes- Benz: chegou a ter dois na garagem, entre modelos de outras marcas. Mas, apesar de rico, Miguel Ângelo aparecia em documentos como dono de poucos bens. Na época da ação da PF, a casa em que ele morava na Barra estava no nome de um irmão que vivia em Bento Ribeiro e dirigia uma Fiat Uno.
A Operação Placebo levou Miguel Ângelo a encerrar as atividades da Nova Vitória. Mas ele acabou abrindo uma outra distribuidora de medicamentos, a New Vitory II, que funcionava no mesmo endereço: Largo de São Francisco 42.

Fonte: O Globo

Mais notícias e eventos