Intelligent Report traz informações relevantes para o uso da tecnologia em educação no setor da saúde
Publicado em 13/07/2023 • Notícias • Português
Produzido pela consultoria Dot Group, o Intelligent Report sobre o setor da saúde, divulgado recentemente, revelou dados importantes para a tomada de decisão, os agentes que participam deste mercado e quais as melhores estratégias de para o uso da tecnologia na educação, no setor da saúde.
A consultoria compilou dados expressivos sobre o segmento: existem 301.647 mil serviços de saúde no País (cadastrados no Ministério da Saúde); estamos entre os 10 maiores mercados de plano de saúde do mundo; somos o 6º maior mercado farmacêutico do planeta; representamos o 7º maior mercado de produtos para a saúde e, considerando produtos médicos, odontológicos, hospitalares e laboratórios, a indústria de saúde no Brasil exporta para mais de 180 países, além de gerar 2,9 milhões de empregos.
O relatório destaca que, atualmente, é possível ter um conhecimento muito maior sobre tratamentos, medicamentos e diagnósticos disponíveis, além de prevenção. As expectativas estão cada vez maiores em relação à qualidade de produtos, serviços e atendimentos.
Ainda de acordo com o estudo, para as instituições de saúde e os profissionais, esse novo comportamento dos consumidores não surge como uma barreira, mas como um desafio. “Para acompanhar esse mercado exigente, qualificado e em constante transformação, é fundamental que a atualização de práticas, conhecimentos e competências seja contínua. Dessa forma, a educação ganha papel de destaque. Para conduzir essa evolução técnica, científica e econômica, é imprescindível o incremento e a utilização generalizada de novas tecnologias”, salienta o Intelligent Report.
O relatório apresenta a ferramenta EdTech (educação + tecnologia) para empresas e instituições que buscam modelos de educação e capacitação mais eficazes. A análise destaca ainda que saber identificar a tecnologia mais adequada para cada tipo de negócio, no apoio e modernização de processos, redução de custos e benefício do consumidor, é fundamental na tomada de decisão.
Outra constatação dos especialistas é que o consumidor que investe em cuidados com a saúde está mais informado e exigente. “Esse comportamento é decorrente do avanço da tecnologia, que permite mais acesso à informação e, consequentemente, mais conhecimento sobre tratamentos, medicamentos e diagnósticos”, explica a análise.
Em um cenário de sobrecarga de trabalho, ao qual os profissionais da saúde estão expostos, as iniciativas em educação devem contemplar soluções que sejam flexíveis e personalizadas, para que estes possam se atualizar. Segundo o estudo, este quadro se configura como uma excelente oportunidade para os empreendedores do setor de saúde, especialmente aqueles que oferecem métodos que consigam atender os diferentes perfis, necessidades e desafios do ecossistema.