Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Microcefalia motiva decreto de emergência

Publicado em 08/01/2016 • Notícias • Português

O Ministério da Saúde vai decretar emergência sanitária nacional devido ao aumento de casos no Nordeste de recém-nascidos com microcefalia, malformação do crânio que traz sequelas graves ao desenvolvimento.
Em Pernambuco, 141 casos foram registrados em vários municípios, mas também existem suspeitas no Rio Grande do Norte e na Paraíba.
O crescimento começou a ser percebido em agosto. Antes,amédia de registros em Pernambuco era de nove casos por ano, de acordo com a secretaria estadual de Saúde.
Bebês que nascem com a condição têm o perímetro da cabeça menor que o normal —que costuma ser de 33 cm.
A situação, considerada “grave”pelo ministério,levou a pasta a enviar a Pernambuco, no fim de outubro, equipe especializada em emergências em saúde pública.
Nesta terça-feira (10),a pasta também ativou o Centro de Operações de Emergência em Saúde para acompanhar o avanço do quadro.Segundo a Folha apurou, o Palácio do Planalto tambémfoi alertado.
Essa é a primeira vez que o governo federal decreta emergência em saúde pública desde que a possibilidade passou a existir, em 2011. A medida permite a contratação de equipes eacompra demateriais e remédios sem licitação, por exemplo.
A ação ocorre a nível nacional para que gestores municipais e estaduais de outras regiões também estejam atentos ao problema e notifiquem possíveis registros.
Ainda não há informações sobre as causas possíveis para o aumento nos registros.
Pacientes estão sendo submetidos a exames.
Equipes das secretarias de Saúde também entrevistado as mães dos recém-nascidos sobre histórico de doenças, o pré-natal e o pós-parto.
Em geral, casos como esses podem estar relacionados tanto a bactérias, vírus e outros agentes infecciosos quanto a transtornos hereditários, entre uma série de fatores.
Uma das suspeitas é que os casos estejam relacionados a infecções por zika, “prima” da dengue e que foi identificada no Brasil neste ano.Ainda não há, porém, confirmação da relação dos casos registrados com este vírus.

Fonte: Folha de S.Paulo

Mais notícias e eventos