Nanotecnologia a favor da saúde: microscópio multidisciplinar eleva prática neurocirúrgica
Publicado em 31/01/2025 • Notícias • Português
A nanotecnologia – uso de processos e equipamentos que manipulam ou exploram materiais à nanoescala (nanopartículas com dimensão inferior a 100 nm) – tem revolucionado a medicina, especialmente no campo das cirurgias e dos dispositivos médicos. Sua aplicação traz inúmeros benefícios, como maior precisão e eficiência nos diagnósticos e nos tratamentos de doenças, proporcionando menos invasividade, redução de rejeição e complicações e recuperação mais rápida para os pacientes.
Considerada um dos maiores avanços para a saúde nas últimas décadas, esta tecnologia, ainda em desenvolvimento, é considerada por muitos como a grande aposta revolucionária para a medicina.
Atenta a este mercado a Leica Microsystems – associada ABIMED – desenvolve e fabrica microscópios e instrumentos científicos para a análise de micro e nanoestruturas. Desde que a empresa começou o século XIX, em Wetzlar, na Alemanha, seus instrumentos têm sido reconhecidos por sua precisão ótica e tecnologia inovadora, em mais de 100 países.
Uma das líderes de mercado em microscopia composta e estéreo, microscopia digital e confocal de varrimento a laser com sistemas de imagem relacionados, preparação de amostras para microscopia eletrônica e microscópios cirúrgicos, a empresa desenvolveu o microscópio multidisciplinar para microcirurgias PROvido.
Com FusionOptics, que une a alta profundidade de campo com a alta resolução para fornecer mais detalhes em uma única visualização, o microscópio PROvido ajuda a elevar a prática neurocirúrgica com uma visão excepcional do campo cirúrgico e tecnologias de visualização óptica avançadas. Em tempo real, o médico pode avaliar cirurgias complexas, compreender melhor a anatomia e fisiologia cerebral, sem interrupções, pois não precisa ajustar o foco com muita frequência, otimizando os resultados e uma melhor recuperação pós-operatória para o paciente, além de diminuir riscos.
A Leica explica que a companhia na América Latina, em especial no Brasil, está crescendo, trazendo mais soluções e tecnologia tanto para o mercado público, quanto privado. Por isso, a empresa vem ultrapassando os limites do que é visível e possível investindo em novas tecnologias, indo além da ampliação da visão do local cirúrgico, com combinações sofisticadas de iluminação e software fornecidas em seus instrumentos, mostrando o caminho ao cirurgião, tornando o microscópio o cockpit de informação que permite o melhor resultado cirúrgico.
Como o setor de microcirurgia tem aplicações para as áreas da oncologia, neurologia, otorrinolaringologia, reprodução humana e dental, a empresa tem atuado no desenvolvimento de microscópios que permitem efetuar intervenções médicas com mais precisão, abrindo caminho a uma nova qualidade de vida para os pacientes. Além disso, ainda fornece os conhecimentos técnicos dos equipamentos que os cirurgiões necessitam para melhorar a precisão cirúrgica, sua visão e, o mais importante, o resultado para o paciente.