Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde do Trabalho em Estabelecimentos de Saúde
Publicado em 16/06/2016 • Notícias • Português
A NR 32 pretende garantir os requisitos básicos de prevenção a doenças e acidentes de trabalho a médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais que atuam em ambientes como postos de saúde, hospitais, laboratórios e clínicas.
Com a implementação da NR 32 há 10 anos, tornou-se responsabilidade do fabricante oferecer produtos com dispositivos de segurança para estes profissionais.
No entanto, a preocupação com acidentes provocados por estes objetos vai além dos espaços relacionados à assistência da saúde. Um caso de Juiz de Fora (MG) chamou a atenção quando um trabalhador de uma empresa de reciclagem foi contaminado por hepatite após manipular uma seringa que tinha o vírus. Ainda que seja fora de um ambiente de saúde, o fato foi considerado um acidente de trabalho e a empresa foi determinada a pagar indenização de R$ 10 mil ao trabalhador.
Sugestão de pauta: importância da tecnologia para a proteção dos profissionais da área da saúde e também daqueles que fazem parte da cadeia? Quais outras empresas possuem produtos com dispositivo de segurança? Qual é o volume de acidentes de trabalho na área da saúde?
A BD, empresa de tecnologia médica norte-americana, fabrica entre outros produtos, cateteres, seringas, agulhas e escalpes, todos com os dispositivos de segurança recomendados pela NR 32. A companhia é reconhecida no mercado pela alta qualidade de seus produtos e é engajada na disseminação da normativa como uma das formas de ajudar as pessoas a terem vidas saudáveis e a seguir sua missão, que é “advancing the world of health”
Fontes para matéria:
Walban Damasceno de SouzaD diretor de Assuntos Corporativos da BD – empresa norte-americana líder mundial em tecnologia médica que trouxe ao Brasil soluções inovadoras que atendem a segurança dos profissionais da saúde antes mesmo da vigência da NR32. Walban também é vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria – Artigos/Equipamentos Médicos Hospitalares – ABIMO e Diretor do Conselho de Administração da Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para SaúdeABIMED. Ele pode pontuar quais produtos da BD têm o dispositivo de segurança e como funcionam, desde quando a companhia fabrica estes produtos, o que levou a BD a produzir este tipo de dispositivo e dar uma visão geral do mercado.
Porta-voz da Federação Nacional dos Enfermeiros.
Porta-voz do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo.
Fonte: Portal FcrAdvocacia