Novo Centro de Pesquisa terá como foco a saúde mental
Publicado em 20/04/2023 • Notícias • Português
No início deste ano, o Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas lançou o Centro Nacional de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM), destinado a pesquisar os fatores ambientais e genéticos ligados aos transtornos mentais e a eficácia de aplicativos para a saúde mental. Trata-se de uma iniciativa que tem apoio do Banco Industrial do Brasil (BIB) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
O Centro contará com dois polos de atuação no interior paulista, em Indaiatuba e Jaguariúna, onde 27 Unidades Básicas de Saúde (UBS) desenvolverão estudos junto à população, dentro das diretrizes do CISM.
Serão três eixos estratégicos, que foram considerados prioritários para os pesquisadores. O primeiro vai buscar entender como fatores ambientais e genéticos afetam o desenvolvimento de crianças e adolescentes. O segundo eixo vai focar em avaliar a eficácia de tecnologias na prevenção e tratamento de transtornos mentais. A coleta de informações neste tema é fundamental, considerando que, segundo estudo publicado em 2020 na revista JMIR Mhealth Uhealth, especializada em tecnologia médica, apenas 2% dos aplicativos de celulares destinados à manutenção da saúde mental possuem embasamento científico.
Dar mais velocidade à implementação de novas descobertas na saúde pública é a terceira frente de atuação do CISM, buscando auxiliar na redução do tempo entre a pesquisa científica e a prática clínica. Em parceria com a UniEduK, o Centro vai propiciar aos pacientes das 27 UBS o aplicativo Conemo, indicado para sintomas de depressão, ansiedade e insônia, já testado em estudos experimentais no Brasil e no Peru.
A criação do CISM recebeu um investimento de 40 milhões de reais. O Centro ainda disponibilizará 120 bolsas de iniciação científica, 19 bolsas de doutorado, 6 bolsas de pós-doutorado e 2 vagas para professores de Psiquiatria da USP.