Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Open Health possibilitará prontuário único dos pacientes e livre acesso a dados, pesquisas e tecnologias

Publicado em 16/08/2023 • Notícias • Português

Uma antiga demanda do setor de saúde está tomando corpo e pode ser anunciada em breve. Trata-se do Open Health, uma plataforma aberta de dados de saúde, que permitirá a criação de um prontuário único para o paciente e maior agilidade na portabilidade entre planos de saúde. A iniciativa é do Ministério da Saúde, em parceria com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Envolvendo uma análise minuciosa, pois os dados compartilhados serão extremamente sensíveis, por se tratar da saúde do paciente, a plataforma terá dois pilares: assistência ao consumidor, com foco em compartilhamento de dados em saúde para criação do registro único ou prontuário eletrônico de saúde; e financeiro, cujo objetivo é estimular a concorrência no mercado de planos de saúde, melhorando o formato de portabilidade.

O Open Health poderá auxiliar muito, por exemplo, quem sofre de doenças crônicas, pois os profissionais de saúde terão em mãos todo o histórico da evolução clínica do paciente. Por meio da plataforma, também será possível monitorar o índice de pacientes que seguem adequadamente o tratamento prescrito, bem como acompanhar a taxa de adesão global ou segmentada por tipo de doença, idade ou outros fatores relevantes. Desta forma, o médico terá uma visão mais ampla dos tipos de cuidados adotados por outros profissionais.

A convergência de dados do paciente, independentemente se ele acessou o serviço público ou privado, consistirá em um grande ganho para o ecossistema da saúde. Hoje, muitas informações são perdidas ou difíceis de serem encontradas, porque não há uma plataforma única que concentre esse histórico.

O Open Health também representará uma grande evolução no acesso a dados, pesquisas, tecnologias e práticas relacionadas à área da saúde.   Todo o setor aguarda com expectativa o lançamento da plataforma, ainda sem previsão divulgada pelo Ministério da Saúde.

Mais notícias e eventos