Painel da ABIMED na Hospitalar focará na ética entre indústria médica e profissionais de saúde
Publicado em 11/05/2017 • Notícias • Português
Evento reunirá médicos, hospitais, planos de saúde, CGU e empresas para debater caminhos para a transparência
Um dos tópicos mais polêmicos da área da saúde, o relacionamento entre a indústria médica e os profissionais de saúde, será tema do painel “Indústria e profissionais de saúde: caminhos para a transparência – A legislação americana, o Sunshine Act, é uma opção para o Brasil? ” que aABIMED – Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde promoverá na Feira Hospitalar.
O objetivo do encontro, que será realizado na próxima terça-feira, dia 16 de maio, das 17h às 19h, no Expo Center Norte, em São Paulo, é discutir maneiras para tornar essa relação mais ética e transparente, especialmente quando envolver vínculos financeiros.
“Dar transparência às relações na cadeia de saúde é uma tônica do trabalho daABIMED. Esse debate trará importantes subsídios para aperfeiçoar os relacionamentos no segmento que envolve a indústria e os profissionais de saúde, inclusive sobre uma possível legislação que os regulamente. Essa interação é fundamental para a pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e para o uso seguro e eficiente das que já existem, por isso é importante que seja transparente e ética”, destaca Carlos Goulart, presidente-executivo daABIMED.
Um dos principais pontos do debate – que reunirá representantes dos médicos, planos de saúde, hospitais, Controladoria Geral da União (CGU) e da própria indústria – será avaliar se uma legislação nos moldes do Sunshine Act, que vigora nos Estados Unidos, também é um bom caminho para o Brasil. Por isso, o painel contará também com a presença de uma advogada norte-americana que relatará a experiência daquele país com a legislação.
Em vigor desde 2013, o Sunshine Act obriga todo fabricante dos Estados Unidos a reportar ao governo federal daquele país qualquer transação financeira feita a profissionais de saúde e entidades médicas. Além disso, essas informações ficam disponíveis para consulta pública em um site.
Confira os participantes do painel:
· Carlos Vital Tavares Corrêa Lima – Presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM)
· Fabrício Campolina, representante da indústria e Presidente do Conselho de Administração daABIMED
· Katie Pawlitz, advogada e consultora de empresas para questões ligadas ao Sunshine Act nos Estados Unidos
· Paulo Chapchap – Presidente do Hospital Sírio-Libanês
· Renato Capanema – Diretor de Promoção da Integridade da Controladoria Geral da União (CGU) do Ministério da Transparência
· Solange Beatriz Palheiros Mendes – Presidente da FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar)
O moderador do painel será o jornalista William Waack.
Sobre aABIMED
AABIMED congrega 230 empresas de tecnologia avançada na área de equipamentos, produtos e suprimentos médico-hospitalares. Criada em 1996, aABIMED é sócia-fundadora do Instituto Coalizão Saúde, membro do Conselho Consultivo do Instituto Ética Saúde e foi a primeira entidade da área da Saúde a criar e implementar um Código de Conduta para as empresas. A associação também coopera com a Anvisa e com órgãos públicos da Saúde, fomentando a implementação de políticas e regulamentações que proporcionem à população acesso rápido a novas tecnologias e a inovações, em um ambiente ético de negócios.
Serviço
PainelABIMED: “Indústria e profissionais de saúde: caminhos para a transparência – A legislação americana, o Sunshine Act, é uma opção para o Brasil? ”
· Data: 16 de maio (terça-feira) de 2017
· Horário: das 17h às 19h
· Local: Expo Center Norte – Auditório 12/13 – 2º mezanino
· Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo.
Fonte: Portal Segs