Plano de Temer para saúde foi proposto por Aécio em 2014
Publicado em 27/04/2016 • Notícias • Português
O documento com as linhas mestras das políticas sociais do vice-presidente Michel Temer – o “Ponte para o Futuro 2 – Travessia Social” -, que deve ser apresentado nesta semana, teve como base, no capítulo de saúde, o programa de governo que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) apresentou durante a campanha presidencial em 2014.
A proposta listava 36 diretrizes para a área. A primeira era a criação do “Cartão-Cidadão da Saúde”, que garantiria a todos acesso a uma rede de saúde pública ou privada. Também previa “forte investimento” em tecnologia para viabilizar centrais de agendamento de exames e até “teleconsultas”, com diagnósticos e tratamentos à distância.
O programa tucano incluía, ainda, a promessa de aumento de recursos, com “crescimento do financiamento público” e aumento da eficiência. No entanto, segundo uma fonte familiarizada com a proposta, a ideia é que não haverá necessidade de mais dinheiro. Com uma gestão mais cautelosa, os programas poderão consumir menos recursos.
Entre as ideias discutidas no grupo ligado ao vice-presidente está o fim da obrigatoriedade de percentuais mínimos pré-estabelecidos para as áreas de saúde e educação.
Fonte: Valor Econômico