Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Prefeitura vai pagar salário de profissionais do MaisMédicos

Publicado em 11/05/2016 • Notícias • Português

Na tentativa de diminuir o déficit de médicos na rede municipal de saúde, a Prefeitura de São Paulo aceitou assumir o pagamento do salário dos novos profissionais brasileiros do Mais Médicos, possibilitando, assim, que a cidade receba outros 160 doutores.Hoje,o município tem 244 integrantes do programa.
Pelo regulamento do projeto federal, o Ministério da Saúde banca a remuneração dos profissionais, no valor de R$ 10 mil mensais, sobrando para os municípios as despesas com moradia e alimentação dos médicos.
Cada município, no entanto, tem direito a receber um número limitado de profissionais subsidiados pelo governo federal, com prioridade para cidades mais pobres ou mais distantes de grandes centros urbanos.
Um convênio inédito feito entre a capital e o ministério vai possibilitar que o Município receba mais médicos, desde que assuma o pagamento do salário. “Com esse convênio estamos conseguindo mais profissionais do que provavelmente conseguiríamos se fosse considerado apenas o critério de distribuição dos profissionais pelo País”, disse na tarde de ontem o secretário municipal da Saúde, Alexandre Padilha, durante entrevista coletiva sobre a redução da taxa de mortalidade infantil na cidade.
Queda. A chegada de médicos do programa federal a partir de 2013 foi uma das razões apontadas pela secretaria para a redução do índice de mortalidade infantil na cidade.
Segundo a administração municipal, a proporção de crianças que morreram antes de completar um ano caiu 15% em oito anos, passando de 12,57 mortes para cada 1 mil nascidos vivos, em 2007, para 10,72 no ano passado.
De acordo com a Secretaria da Saúde, o êxito se deve ao aumento de médicos disponíveis nos serviços municipais,principalmente na rede básica de saúde, o que ampliou o acesso das gestantes ao pré-natal e melhorou a assistência à criança logo após o nascimento.
Além dos 244 profissionais do Mais Médicos que atuam na cidade desde 2013,a administração municipal diz ter ampliado de 5.081 para 5.674 o número de doutores contratados por Organizações Sociais de Saúde (OSSs), entidades conveniadas à Prefeitura que administram unidades de saúde. Foram admitidos ainda 482 médicos por meio de concurso público e outro processo seletivo com 1.090 vagas está em andamento.

Fonte: O Estado de S.Paulo

Mais notícias e eventos