SABER ABIMED, em parceria com o Pacto Global da ONU – Rede Brasil, realiza palestra de conscientização sobre o ODS de igualdade de gênero em reunião do Comitê ESG
Publicado em 28/06/2024 • Notícias • Português
A ABIMED firmou parceria coma a Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) – maior iniciativa de sustentabilidade corporativa no mundo –, para a realização de palestras de conscientização sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados ao setor de equipamentos e dispositivos médicos, durante as reuniões do Comitê ESG da entidade este ano. A iniciativa visa o engajamento das associadas e difundir e aprofundar o conhecimento a respeito dos ODS da ONU relacionados ao setor, oferecendo oportunidade de aprendizado aos profissionais sobre conceitos e implementação desses objetivos nas empresas para garantir o desenvolvimento sustentável do sistema e do planeta. Os encontros, no formato híbrido, serão por meio da iniciativa Saber ABIMED. A primeira palestra da parceria foi realizada no dia 27 de junho, e abordou o ODS 5, que trata da igualdade de gênero. Na abertura do encontro, o analista sênior de Adesão ao Pacto Global da ONU – Rede Brasil, Fernando Yazbek, explicou que a iniciativa convoca empresas a alinhar suas operações com os dez princípios em direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Também pontuou que as organizações cumpram os ODS por meio de ecossistemas responsáveis para acelerar e ampliar o impacto global dos negócios; explicou como as empresas podem se beneficiar com o trabalho do Pacto Global e a importância de engajar outras instituições comprometidas com a sustentabilidade.
A gerente de Diversidade, Equidade e Inclusão Pacto Global da ONU – Rede Brasil, Verônica Vassalo, esclareceu sobre o ODS 5 Igualdade de gênero. Ela compartilhou dados importantes sobre o cenário brasileiro do mercado de trabalho, como que o país está entre as nações mais desiguais do mundo nas relações de gênero; que apenas 13% das lideranças empresariais são ocupadas por mulheres; que o rendimento médio de pessoas do sexo feminino de cor preta ou parda corresponde a 60% do recebido por homens brancos; entre outros, expondo a necessidade urgente de enfrentar essas questões. Também falou sobre o Movimento Elas Lideram 2030, que visa unir as empresas na construção de um mundo mais justo e igualitário para as mulheres e criar ambientes de trabalho inclusivos, onde todas as pessoas tenham oportunidades iguais de crescimento e desenvolvimento profissional. A especialista ainda deu informações sobre a implementação dos ODS na atuação das empresas. Em cinco etapas, o Pacto Global auxilia as organizações a compreender os ODS e firmar seu compromisso com a Agenda 2030, desenvolver capacidades internas por meio de treinamentos e aplicação de ferramentas, engajar o nível estratégico e suas lideranças, comunicar seus avanços de forma transparente e disseminar boas práticas em sua cadeia de valor e com parceiros como o sistema ONU, governo e sociedade. Na sequência, houve a reunião mensal do Comitê ESG da ABIMED com as associadas.