Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Saúde muda boletim de microcefalia

Publicado em 18/02/2016 • Notícias • Português

O número de casos notificados de microcefalia no Brasil chegou a 5.280,de acordo com boletim divulgado ontem pelo Ministério da Saúde. Do total, 2.106 foram identificados nos primeiros dois meses do ano.
Em menos de uma semana, o aumento foi de 201 casos. Dos registros desde 2015, 837 já foram descartados. Em São Paulo, há 500 casos, dos quais 420 permanecem em investigação e 75 foram descartados.
Ao contrário do que acontecia nas edições anteriores, o informe epidemiológico divulgado ontem não traz a distribuição de casos de microcefalia e de alterações cerebrais que tenham dado resultado positivo para zika. No informe passado, havia 41 casos de pacientes com microcefalia relacionada à zika.
O Ministério da Saúde afirmou considerar que houve infecção pelo zika na maior parte das mães que tiveram bebês,cujo diagnóstico final foi de “microcefalia e/ou alterações do sistema nervoso central, sugestiva de infecção congênita”.
A mudança provocou polêmica.
Uma parte da equipe do ministério queria que a informação continuasse a ser divulgada.
Técnicos da pasta afirmaram que a decisão do novo formato foi do ministro Marcelo Castro. Eles avaliam que a mudança teria como objetivo deixar os números mais altos – e, com isso, reforçar os argumentos para a negociação da criação de um novo imposto para financiar a saúde.

Fonte: O Estado de S.Paulo

Mais notícias e eventos