Tecnologia deve estar integrada à educação em saúde
Publicado em 30/07/2024 • Notícias • Português
Assim como em outras profissões, a medicina é uma área ampla, em constante evolução, que vem passando por transformações que exigem novas habilidades. A tecnologia é uma das que lideram essa lista. Pesquisa realizada pela consultoria Deloitte com médicos no Brasil indica que as principais mudanças estão ligadas à capacitação em inovação, como competências relacionadas ao uso de dados (44%) e o treinamento em novas tecnologias (43%). Soluções como inteligência artificial, big data, internet das coisas (IoT), robotização e outras já incorporadas à medicina têm levado profissionais de saúde e médicos buscarem capacitação e especialização para se adequarem com as atividades cotidianas do mercado de trabalho em saúde. Até porque a jornada do paciente em uma instituição de saúde modernizada é permeada por tecnologia de ponta a ponta.
Porém, os desafios na educação médica são significativos e complexos. Formar profissionais altamente qualificados em um mercado competitivo exige tempo, investimento e uma abordagem inovadora. A integração de tecnologias avançadas está remodelando o ensino em saúde, melhorando a experiência e a eficácia do aprendizado. Nessa esteira, a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo está investindo cerca de R$ 70 milhões para uma nova faculdade. O objetivo é chegar a 2.500 alunos na graduação em um prazo de 7 a 10 anos. Inicialmente, serão ofertados alguns cursos de curta duração e pós-graduações na área da saúde, com uma visão de médio prazo em direção à graduação em Enfermagem e Psicologia, previstas para 2026, e em Medicina, para 2027, além de outras áreas da saúde futuramente. O aprendizado de tecnologia será incluído nos cursos pela instituição por entender que ela transforma a maneira como se gera valor na área da saúde.
Muitas empresas do segmento de equipamentos e dispositivos médicos acreditam que profissionais de saúde devem ter acesso a programas de educação médica continuada para se manterem atualizados nos avanços científicos e tecnológicos em sua área. Entre essas organizações está a Boston Scientific, associada ABIMED, que desenvolveu a plataforma de educação médica Educare: ferramenta de educação médica com um conjunto abrangente de programas de educação e treinamentos para profissionais de saúde, apoiando as práticas diárias e melhoria no atendimento ao paciente. Após o cadastro, o acesso é instantâneo a recursos educacionais criados por líderes de opinião, a qualquer hora, e materiais conforme as especialidades e tópicos de interesse. Acesse aqui para saber os próximos eventos educacionais.