Tecnologia na saúde facilita diagnósticos e tratamentos
Publicado em 25/07/2019 • Notícias • Português
A tecnologia é uma importante aliada para o desenvolvimento de vários setores. E, na área da saúde, isso não é diferente. Cada vez mais, a medicina aposta em recursos tecnológicos para melhorar a experiência e o tratamento do paciente, defende Carlos Alberto Pereira Goulart, presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia e Produtos para Saúde (Abimed). “Além dos benefícios para o paciente, essa evolução também é positiva para o aumento das eficiências clínica, financeira e operacional do setor. Isso porque o uso dessas ferramentas ajuda na tomada de decisões mais assertivas, contribuindo, consequentemente, para uma maior sustentabilidade do segmento”, diz o executivo. Nesse contexto, ele destaca o uso de softwares que armazenam informações sobre o comportamento e os dados do histórico dos pacientes, possibilitando um maior conhecimento sobre o perfil deles. “Essas informações são muito úteis, pois ajudam as equipes de saúde a decisões mais individualizadas e precisas”, complementa Carlos. É importante ressaltar que, a partir de agosto de 2020, haverá a exigência plena das diretrizes fixadas pela Lei Geral de Proteção de Dados. Então, as empresas que atuam nesse mercado de tecnologia deverão se adaptar previamente para que todos os produtos e softwares desenvolvidos garantam a segurança dos dados. Os ganhos no uso de softwares também são sentidos pelos pacientes, os quais se tornam mais proativos no controle da própria saúde. “A tendência é que, no futuro, as pessoas gerenciarão as suas informações e, por consequência, a sua qualidade de vida, já que as decisões serão cada vez mais apoiadas em inteligência artificial que torna o setor da saúde muito mais eficiente e resolutivo”, declara Carlos.
UNIMED FERERAÇÃO MINAS/DIVULGAÇÃO FRASE “A tendência é que, no futuro, as pessoas gerenciarão as suas informações e, por consequência, a própria qualidade de vida, já que as decisões serão cada vez mais apoiadas em inteligência artificial, o que torna o setor da saúde muito mais eficiente e resolutivo” O prontuário digital foi incorporado às rotinas das equipes, após um ano de testes Sempre em busca de inovações, o Sistema Unimed está constantemente desenvolvendo soluções para melhorar o atendimento, tornando-o cada vez mais humanizado. Exemplo disso é a Unimed Aeromédica, empresa da Unimed Federação Minas, considerada referência em transporte aeromédico de urgência no Brasil. Há um ano, ela utiliza o prontuário digital de bordo, considerado inédito na prestação desse tipo de serviço. AGILIDADE Por meio de papel e caneta especiais, é possível reconhecer os dados escritos manualmente na plataforma digital de forma rápida, segura e assertiva, já que a caneta tem capacidade de acerto próxima a 100% para letra de fôrma e de 80% para letra cursiva. Em termos práticos, isso significa que os profissionais envolvidos tenham acesso ao prontuário do paciente, de forma fidedigna. Desde que o prontuário digital foi incorporado às rotinas das equipes, após um ano de testes, mais de 400 pacientes já foram beneficiados até o final do ano passado. A Unimed também planeja desenvolver uma plataforma específica que permita a interação com outros usuários que não sejam os profissionais do Sistema Unimed, como a família do paciente. “Essa tecnologia possibilitará, por exemplo, que os familiares acompanhem as etapas do atendimento em tempo real”, destaca o gestor médico da Unimed Aeromédica, Flávio Lopes. Paciente Sobreouso doprontuário eletrônico 7Outro exemplo que demonstra a importância da tecnologia a favor da saúde é o uso do prontuário eletrônico, software autorizado pelo Conselho Federal de Medicina, por meio do qual são registradas todas as informações dos pacientes, digitalmente. Desde 2015, a Unimed Juiz de Fora utiliza-o no Espaço Viver Bem, local onde os pacientes contam com uma equipe multidisciplinar, que oferece cuidados personalizados sem custo adicional. “Nossa cooperativa já está colhendo os frutos de ter um sistema com um plano integrado de saúde que inclui a participação do cliente”, afirma a diretora de Provimento da Saúde da Unimed Juiz de Fora, Nathércia Abrão. Além dos profissionais, os pacientes também podem acessar o próprio prontuário por meio de uma plataforma web ou de um aplicativo. “Isso é muito importante, pois traz para ele, paciente, a responsabilidade de cuidar-se, a possibilidade de interagir com o gestor dos seus cuidados e o acesso a dicas de saúde”, ressalta Nathércia. UNIMED FEDERAÇÃO MINAS/DIVULGAÇÃO O gestor médico da Unimed Aeromédica, Flávio Lopes Frase “Essa tecnologia possibilitará, por exemplo, que os familiares acompanhem as etapas do atendimento em tempo real” |
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Fonte: O Tempo