Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Julho verde: acesso ao diagnóstico é essencial na luta contra o câncer de cabeça e pescoço

Publicado em 29/07/2025 • Sem categoria • Português

A campanha “Julho Verde” chama atenção para a importância do diagnóstico precoce no combate ao câncer de cabeça e pescoço; um desafio agravado pela falta de infraestrutura diagnóstica no Brasil.

 

Durante o mês de julho, a campanha “Cores pela Vida” destaca um importante debate sobre a conscientização do câncer de cabeça e pescoço, representado pela cor verde. Trata-se de uma doença que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), teve uma estimativa de 685 mil novos casos entre 2020 e 2022, afetando diversas regiões do corpo, como a cavidade oral, faringe, laringe e tireoide. 

A realidade dos pacientes acometidos por esse tipo de câncer é agravada, principalmente, pela infraestrutura insuficiente de equipamentos voltados ao diagnóstico por imagem e à realização de biópsias no país. Entre os principais e mais essenciais equipamentos utilizados para o diagnóstico da doença estão: raio-X, radiografia panorâmica, ultrassom, tomografia computadorizada (TC), ressonância magnética (RM), cintilografia óssea e PET-CT. A medicina nuclear também desempenha um papel fundamental tanto no diagnóstico quanto no tratamento do câncer. 

Embora o câncer de cabeça e pescoço não seja um dos tipos mais incidentes, ele demanda atenção por, muitas vezes, ser identificado em estágios mais avançados. A boa notícia é que, quando diagnosticado precocemente, as chances de sucesso no tratamento aumentam de forma significativa. Por isso, é essencial investir em tecnologias e equipamentos que favoreçam a detecção ágil e assertiva, promovendo um cuidado mais efetivo. 

Comprometida com o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida da população, a ABIMED reafirma seu compromisso em promover o acesso aos melhores equipamentos de saúde, com o objetivo de ampliar o alcance e garantir um atendimento mais eficaz à sociedade. 

Mais notícias e eventos