Comitês da ABIMED debatem orçamento público e incorporação de tecnologias
Publicado em 21/08/2026 • Notícias • Português
A ABIMED promoveu, no dia 20 de agosto, em São Paulo, um encontro dos comitês RIG e de ATS e Acesso, com duas palestras sobre orçamento públicoda saúde e a incorporação de tecnologias no país. O evento aconteceu no formato presencial, na sede da Associação em São Paulo.
A primeira palestra, “Da Conitec ao Rol: a jornada do acesso”, reuniu as advogadas Lidiane Mazzoni e Daniela Guarita Jambor, sócias da SPLaw.
Lidiane Mazzoni tratou do acesso na saúde suplementar. Abordou as mudanças trazidas pela decisão do STF na ADI 7265 e como a indústria deve se preparar para a nova realidade, com destaque para o dossiê a ser apresentado para cada tecnologia.
Daniela Guarita Jambor falou sobre a incorporação de tecnologias ao Rol pela CONITEC. Apontou que a comissão, criada no contexto de medicamentos, avança sobre os dispositivos médicos, e defendeu que a indústria leve suas tecnologias ao Ministério da Saúde.
A segunda palestra, “Orçamento Público Aplicado ao Setor Saúde”, foi conduzida por Dalmo Palmeira, da Instituição Fiscal Independente (IFI). Ele tratou do processo de elaboração da lei orçamentária, das emendas parlamentares e das perspectivas do orçamento da saúde ao longo do tempo.
Os encontros dos comitês RIG e de ATS e Acesso fazem parte da atuação da ABIMED junto às associadas, com acompanhamento dos temas regulatórios, de orçamento e de acesso ao mercado. A Associação representa as empresas do setor de tecnologia para saúde perante órgãos de governo e reguladores, dentre outras entidades, e trabalha por um ambiente de negócios que favoreça a inovação e amplie o acesso da população às tecnologias de saúde.
Como parte dessa atuação, a ABIMED também promove encontros e debates com especialistas e lideranças para discutir temas que impactam diretamente o setor e a indústria, contribuindo para manter as associadas atualizadas e preparadas diante dos desafios e oportunidades do mercado.